No menu items!
25.5 C
São Paulo
quinta-feira, 25 abril, 2024

Pesquisa revela que florestas desmatadas tem mais aberturas entre as copas das árvores

Pesquisadores descobriram que as áreas abertas por causa do desmatamento ou da queda natural de galhos formam grandes clareiras com uma quantidade maior de dossel (a alta camada de sobreposição de folhagens das copas das árvores)


Há anos a Floresta Amazônica está sendo desmatada por pessoas que, aparentemente, não se importam com o futuro das próximas gerações.

Pesquisadores descobriram que as áreas abertas por causa do desmatamento ou da queda natural de galhos formam grandes clareiras com uma quantidade maior de dossel (a alta camada de sobreposição de folhagens das copas das árvores).

O estudo “Forest structure and degradation drive canopy gap sizes across the Brazilian Amazon”, do engenheiro florestal e doutorando em Recursos Florestais pela USP, Cristiano Rodrigues Reis, pretende, então, avaliar a ocorrência de clareiras em diferentes áreas da Amazônia brasileira.

O engenheiro e sua equipe coletaram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e utilizaram um escaneamento a laser para analisar as clareiras abertas numa dimensão espacial.

“A abertura de clareiras e a ascendência do sub-bosque por quedas de árvores são naturais, mas é um processo lento e que modifica as condições microclimáticas do ambiente. Quando a abertura do dossel é forçada pelo homem, abrem-se grandes espaços rapidamente e a mudança drástica no ambiente favorece a morte das árvores ao redor, gerando um efeito cadeia”, explica o engenheiro.

Nas florestas que não foram perturbadas, foi observado que uma maior fertilidade do solo, velocidade do vento, déficit hídrico e intensidade de queda de raios estão relacionados ao aumento das clareiras, tanto em número como em abertura.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira vez, existem cinco gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: baby boomers, geração X, millennials,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui