No menu items!
23.1 C
São Paulo
quinta-feira, 20 novembro, 2025

Pesquisa mostra que mudanças em giros subtropicais podem aumentar liberação de CO2

Uma pesquisa da USP descobriu que o Giro Subtropical do Atlântico Sul foi fundamental para controlar a concentração de CO2 na atmosfera terrestre e que, se o limite sul do Giro continuar se deslocando para o sul, por causa das mudanças climáticas, podem acontecer emissões adicionais de CO2 no Oceano Austral


Observar um microrganismo invisível a olho nu para reconstituir o comportamento, dos últimos 70 mil anos, de uma feição oceânica do litoral brasileiro.

Este é o trabalho de cientistas do Instituto de Geociências (IGc) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo que estudam um fenômeno oceanográfico que influencia no aquecimento global.

Durante os estudos, os cientistas descobriram que essa feição oceânica, conhecida como Giro Subtropical do Atlântico Sul, foi fundamental para controlar a concentração de CO2 na atmosfera terrestre. Também foi possível descobrir que podem acontecer emissões adicionais de CO2 no Oceano Austral, que banha o Continente Antártico, se o limite sul do Giro continuar se deslocando para o sul, por causa das mudanças climáticas.

Todos os oceanos passam por giros subtropicais, que são grandes sistemas de circulação de correntes superficiais. “Essa circulação é influenciada pela ação dos ventos. Os giros subtropicais são definidos por esse conjunto de circulações oceânicas superficiais”, explica Tainã Marcos Lima Pinho, mestrando em Geociências no IGc e principal autor do estudo.

Pela primeira vez pode-se observar que o Giro Subtropical do Atlântico Sul migrou para o sul em eventos de mudanças climáticas abruptas, chamados de eventos Heinrich, que aconteceram na última era glacial.

Com a redução na intensidade da Célula de Revolvimento Meridional, que transporta águas quentes, salinas e superficiais do Atlântico Sul até altas altitudes do Atlântico Norte, aconteceram essas alterações e o resultado foi o aquecimento.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento,...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C Um dos temas centrais...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento, reforçando a vigilância ativa e o protagonismo desses profissionais O Brasil acaba de lançar uma cartilha...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontece em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.