Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

O número de internações de crianças menores de 10 anos em consequência de quedas passou de 335 mil nos últimos dez anos. Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou uma lista de orientações a serem adotadas para prevenir acidentes. Confira:

Crianças com menos de 1 ano

  • Nunca deixe o bebê sozinho no trocador ou em locais mais altos, como a cama.
  • Se o bebê estiver sendo carregado ao colo, em escadas e degraus, a pessoa deve se apoiar sempre no corrimão. Além disso, deve evitar pisos lisos, molhados ou escorregadios.
  • O bebê nunca deve ficar sob os cuidados de outra criança.
  • O andador não deve ser usado – nunca, em nenhuma idade.
  • Também não se deve deixar o bebê em sofás ou cadeiras, como se fosse um apoio para aprender a sentar.

Crianças de 1 a 4 anos

  • Telas devem ser colocadas nas janelas, sacadas e vãos desprotegidos, assim como nas laterais de escadas.
  • Cuidado com superfícies molhadas e escorregadias que provocam desequilíbrio e quedas.
  • Brinquedos de locomoção, como triciclos, patinetes e skates, têm que ser bem escolhidos e precisam suportar o peso da criança e ter uma base segura, sem tombar com facilidade.
  • Cuidado com as camas do tipo beliche, que não oferecem segurança em nenhuma idade.
  • A criança nunca deve ser deixada sozinha, sem um adulto cuidador atento a ela.

Crianças de 5 a 9 anos

  • Seja em bicicletas, patinetes, skates e outros, equipamentos de segurança devem ser condição de uso do brinquedo, independentemente do local, trecho ou tempo de uso.
  • O uso do celular e de outras telas não pode ser permitido quando em vias públicas ou quando a criança está em movimento, pelo desvio de atenção que desencadeia.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 197 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_197_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 267 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_267_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 197 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_197_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 267 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_267_s_o_pau

Protocolo de monitoramento cerebral reduz em cerca de 54% tempo de internação de recém-nascidos em UTIs municipais de São Paulo

Tecnologia acompanha cérebro de bebês de alto risco em tempo real e identifica crises que podem não apresentar sinais visíveis  O uso de um protocolo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui