No menu items!
25.1 C
São Paulo
quarta-feira, 12 junho, 2024

Pedalar pode reduzir quase 400 mil toneladas de gases poluentes por ano

Setor de transporte é responsável por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa


O ato de andar de bicicleta representa uma das opções mais ecologicamente corretas de locomoção urbana. Um de seus principais méritos reside na diminuição das emissões de gases prejudiciais ao clima. Em um momento crucial de mudanças climáticas e necessidade urgente de diminuir a pegada de carbono, a bicicleta emerge como uma aliada crucial na batalha pela sustentabilidade.

O setor de transportes, com ênfase nos automóveis, responde por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa, e a demanda global por transporte tende a triplicar até meados deste século.

Um estudo, com base em um extenso banco de dados abrangendo 60 países sobre a posse e uso de bicicletas, revela que, embora a produção de bicicletas tenha superado a de automóveis entre 1962 e 2015, o uso cotidiano de bicicletas representou apenas 5% da média.

Pesquisadores da Aliança Bike e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ concluíram que, por cada um dos mais de 8 mil brasileiros que optam pela bicicleta como meio de transporte em vez do carro, 4,4 kg de CO2 deixam de ser emitidos anualmente. Enquanto aqueles que escolhem o ônibus evitam lançar na atmosfera 41,9 kg da mesma substância durante o mesmo período.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lidera esforços globais para enfrentar essas mudanças, promovendo acordos internacionais como o Acordo de Paris. O objetivo desse acordo é conter o aumento da temperatura média global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.

Para alcançar essa meta, é essencial reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. A adoção de meios de transporte sustentáveis é uma das maneiras de contribuir para essa redução de emissões, o que, por sua vez, ajuda a atenuar os impactos das mudanças climáticas.

Além de reduzir a emissão de poluentes, optar pela bicicleta também ajuda a reduzir a poluição sonora nas cidades e promove um estilo de vida mais saudável e ativo, melhorando a saúde geral. Ao deixar o carro em casa em favor da bicicleta, você pode fazer a sua parte na luta contra as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, colher benefícios para a saúde e o bem-estar.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia...

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e profissionais, incluindo a gravidez A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune e neurodegenerativa, que afeta...

ARTIGO | Dia Mundial do Meio Ambiente: Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

A iniciativa Nutrientes para a Vida se une, nesse dia 5 de junho, a milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar o...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia global, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação A USP anunciou um chipset...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui