No menu items!
20.2 C
São Paulo
sábado, 27 abril, 2024

Parque Santo Dias, no Capão Redondo, tem playground para as crianças e é petfriendly

Espaço apresenta uma rica fauna, com mais de 130 espécies de animais


O Parque Santo Dias, localizado no Capão Redondo, é um dos parques mais acessíveis para a população que mora na zona sul de São Paulo.

Isso porque, ele oferece área recreativa multifuncional, espaços para prática de esportes como vôlei, tênis, futsal, handeboll e basquete/street ball, local de ginástica ao ar livre, espaço destinado a exercícios para a terceira idade, equipamentos de atividades físicas, circuito para corrida ao ar livre, percursos naturais, viveiros com mudas e plantas medicinais, fonte natural com pequeno reservatório de água.

Além disso, tem uma área especial chamada “Bosque da Leitura”, criada pelo programa da Secretaria Municipal da Cultura e um CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), com diversas atividades educativas e esportivas, incluindo a prática de tênis

Fauna e Flora

A vegetação do parque é composta por uma variedade de espécies que são remanescentes da Mata Atlântica, com destaque para a palmeira Lytocaryum hoehnei, que é endêmica dos arredores de São Paulo.

Nele, é possível encontrar exemplares de passuaré, pinheiro-do-paraná, camboatá, embaúba, canela, palmito, samambaia-açu, cambuí, bico-de-pato, cauninha, maria-mole, e diversas outras espécies. Nas áreas ajardinadas, é possível avistar pinheiro-do-brejo, quaresmeira e árvore-do-papel-de-arroz, entre outras plantas.

Quanto à fauna, de acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, foram relatadas 84 espécies de animais, sendo 75 aves. Entre elas, destacam-se algumas espécies de rapinantes, como gavião-peneira, gavião-carcará, falcão-peregrino e coruja-orelhuda.

Além disso, é possível avistar aves típicas de ambientes florestais, como a choca-da-mata, pichororé, trinca-ferro-verdadeiro, pica-pau-de-banda-branca, jacu e o enferrujado.

Algumas aves endêmicas da Mata Atlântica também podem ser observadas no local, como o periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pau-de-cabeça-amarela, tucano-de-bico-verde e o arredio-pálido.

De tempos em tempos, também é possível avistar o arapaçu-do-cerrado. Além disso, o parque é habitado pelo sagui-de-tufo-branco, uma espécie da caatinga, e no lago, podem ser encontradas carpas. A rãzinha-piadeira também faz sua presença constante, sendo esta uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Fonte: São Paulo para Crianças


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui