No menu items!
22.3 C
São Paulo
terça-feira, 18 novembro, 2025

Parque Santo Dias, no Capão Redondo, tem playground para as crianças e é petfriendly

Espaço apresenta uma rica fauna, com mais de 130 espécies de animais


O Parque Santo Dias, localizado no Capão Redondo, é um dos parques mais acessíveis para a população que mora na zona sul de São Paulo.

Isso porque, ele oferece área recreativa multifuncional, espaços para prática de esportes como vôlei, tênis, futsal, handeboll e basquete/street ball, local de ginástica ao ar livre, espaço destinado a exercícios para a terceira idade, equipamentos de atividades físicas, circuito para corrida ao ar livre, percursos naturais, viveiros com mudas e plantas medicinais, fonte natural com pequeno reservatório de água.

Além disso, tem uma área especial chamada “Bosque da Leitura”, criada pelo programa da Secretaria Municipal da Cultura e um CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), com diversas atividades educativas e esportivas, incluindo a prática de tênis

Fauna e Flora

A vegetação do parque é composta por uma variedade de espécies que são remanescentes da Mata Atlântica, com destaque para a palmeira Lytocaryum hoehnei, que é endêmica dos arredores de São Paulo.

Nele, é possível encontrar exemplares de passuaré, pinheiro-do-paraná, camboatá, embaúba, canela, palmito, samambaia-açu, cambuí, bico-de-pato, cauninha, maria-mole, e diversas outras espécies. Nas áreas ajardinadas, é possível avistar pinheiro-do-brejo, quaresmeira e árvore-do-papel-de-arroz, entre outras plantas.

Quanto à fauna, de acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, foram relatadas 84 espécies de animais, sendo 75 aves. Entre elas, destacam-se algumas espécies de rapinantes, como gavião-peneira, gavião-carcará, falcão-peregrino e coruja-orelhuda.

Além disso, é possível avistar aves típicas de ambientes florestais, como a choca-da-mata, pichororé, trinca-ferro-verdadeiro, pica-pau-de-banda-branca, jacu e o enferrujado.

Algumas aves endêmicas da Mata Atlântica também podem ser observadas no local, como o periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, pica-pau-de-cabeça-amarela, tucano-de-bico-verde e o arredio-pálido.

De tempos em tempos, também é possível avistar o arapaçu-do-cerrado. Além disso, o parque é habitado pelo sagui-de-tufo-branco, uma espécie da caatinga, e no lago, podem ser encontradas carpas. A rãzinha-piadeira também faz sua presença constante, sendo esta uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Fonte: São Paulo para Crianças


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª...

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra Em mais uma ação...

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras de urbanização, lazer e meio ambiente no entorno da represa Billings A Prefeitura de São Paulo...

Quando a justiça climática esquece das pessoas com deficiência

Por André Naves Foi dada a largada para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Belém, no coração da Amazônia, está recebendo líderes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.