No menu items!
11.8 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

Parceria entre Prefeitura e Sabesp vai recapear 90 km de vias com asfalto reciclável

A Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp anunciaram na sexta-feira (24), uma parceria para recapear 90 km de vias na capital paulista. Com investimento de R$ 120 milhões até o final deste ano, cerca de 808 mil m² de vias da capital receberão o serviço.

“A Sabesp, muitas vezes, vai lá e estraga a rua e agora tem que consertar. Além do grande programa de recapeamento que o Ricardo Nunes está fazendo em toda a cidade, a Sabesp vai fazer 90 km de rua também, melhorando o esforço que a prefeitura está fazendo”, destacou o governador Rodrigo Garcia.

A indicação das vias feita pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), considerou aspectos como situação do asfalto, presença de comércio e linhas de ônibus, além de vias de fluxo alto e contemplará 156 vias em todas as regiões da cidade, em um total de 808 mil m². Serão 164,2 mil m² em 36 vias na zona norte; 194,1 mil m² em 37 na zona sul; 130,1 mil m² em 23 na zona oeste; 297,7 mil m² em 54 na zona leste; e 21,9 mil m² em 6 vias no centro.

O estudo para chegar nestes resultados foi realizado com o Geoinfra – sistema lançado em 2019 que autoriza a realização de obras de concessionárias na malha viária, calçadas, subterrâneo e redes aéreas, e pode acompanhá-las de forma digital. A implantação garantiu mais controle sobre os serviços, já que além da localização, tem a identificação do responsável pelos mais de 100 mil buracos abertos anualmente na cidade.

É o primeiro programa do Brasil que faz a gestão de obras e serviços no espaço de via pública subterrâneo, e foi desenvolvido por um grupo de trabalho formado pela administração municipal – Convias (SMSUB), CET e concessionárias. As intervenções e obras realizadas pelas concessionárias são monitoradas até que o reparo esteja de acordo com os parâmetros técnicos vigentes.

As obras contam com o RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) – material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, que é reciclado para novamente ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da cidade de São Paulo, especialmente na execução dos Serviços de Reforço Estrutural, uma vez que estes materiais reciclados substituem a utilização de BGTC – Brita Graduada Tratada com Concreto, o que além de diminuir a demanda da retirada deste material (brita) do meio ambiente, gera economia de recursos para o município.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos que provocam perdas econômicas e de vidas, o que torna a previsão do tempo fundamental....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.