Conjunto vendido na Riachuelo gerou polêmica ao ser comparada com uniformes usados por vítimas do nazismo
Neste final de semana, uma roupa listrada exposta pela rede de lojas Riachuelo gerou muita polêmica. O modelo era semelhante ao uniforme utilizado obrigatoriamente por prisioneiros em campos de concentração nazistas durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
Para Morris Kachani, diretor-executivo do Instituto Brasil-Israel (IBI), “de fato, apesar de não ter como inferir que há uma intenção objetiva de remeter ao Holocausto com o conjunto vendido na loja e que provavelmente ser esta uma infeliz coincidência, ao mesmo tempo, é quase impossível não pensar nos uniformes com os quais as vítimas do nazismo eram obrigadas a se vestir”.
“A estética é um ponto importante na construção da ideologia. O profundo desconhecimento sobre o que foi o genocídio promovido durante a Segunda Guerra Mundial e sobre as consequências do extremismo também acende uma luz sobre um problema vivido no Brasil e em outras partes do mundo. Tudo isso, só reforça a necessidade de se educar e relembrar, sempre, esse período de atrocidades históricas”, destaca Kachani.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]