No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

O que são as mudanças climáticas e quais a suas consequências

As fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul ligou o sinal de alerta na população

Divulgação Foto G1

As mudanças climáticas são alterações nos nossos padrões de clima que acontecem ao longo do tempo. Mas o que está por trás disso? Trata-se de uma combinação de processos naturais e, principalmente, ações humanas que aumentam a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera e funcionam como uma capa que mantém o calor do sol perto da superfície terrestre, levando ao aquecimento do nosso planeta.

Quais são as consequências?

  • Aquecimento Global: a temperatura do planeta sobe, e isso pode causar ainda mais eventos extremos como ondas de calor, tempestades fortes, secas e inundações.
  • Derretimento das Geleiras e Elevação do Nível do Mar: com o calor, criam-se as condições para derretimento das geleiras, elevando o nível do mar e ameaçando cidades litorâneas.
  • Mudanças nos Padrões de Chuva: algumas regiões podem enfrentar secas, enquanto outras podem ter mais chuvas e inundações, afetando a agricultura e o abastecimento de água.
  • Impactos na Biodiversidade: os animais e plantas também sofrem com as mudanças climáticas, o que pode levar à perda de espécies e desequilíbrio nos ecossistemas.

Por que isso é importante?

As mudanças climáticas são um problema sério que afeta a todos nós, humanos e animais. Os impactos podem ser imensos e incalculáveis, afetando a economia, saúde e nosso modo de viver. Por isso, é fundamental que sejam tomadas ações imediatas para reduzir os gases de efeito estufa, e se adaptar aos impactos que já são irreversíveis ou inevitáveis, para produzir uma sociedade mais adaptada e resiliente.

O que São Paulo está fazendo?

A Cidade de São Paulo elaborou o PlanClima SP, que foi assistido e aprovado pela rede de cidades C40 e conta com 5 Estratégias, 43 Ações e 54 Metas elaboradas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na Cidade e adaptar a estrutura da Metrópole para o cenário que irá se descortinar até 2050.Sem dúvida é um passo fundamental para construir uma cidade mais sustentável para as futuras gerações.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui