No menu items!
19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 10 dezembro, 2025

O que são as mudanças climáticas e quais a suas consequências

As fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul ligou o sinal de alerta na população

Divulgação Foto G1

As mudanças climáticas são alterações nos nossos padrões de clima que acontecem ao longo do tempo. Mas o que está por trás disso? Trata-se de uma combinação de processos naturais e, principalmente, ações humanas que aumentam a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera e funcionam como uma capa que mantém o calor do sol perto da superfície terrestre, levando ao aquecimento do nosso planeta.

Quais são as consequências?

  • Aquecimento Global: a temperatura do planeta sobe, e isso pode causar ainda mais eventos extremos como ondas de calor, tempestades fortes, secas e inundações.
  • Derretimento das Geleiras e Elevação do Nível do Mar: com o calor, criam-se as condições para derretimento das geleiras, elevando o nível do mar e ameaçando cidades litorâneas.
  • Mudanças nos Padrões de Chuva: algumas regiões podem enfrentar secas, enquanto outras podem ter mais chuvas e inundações, afetando a agricultura e o abastecimento de água.
  • Impactos na Biodiversidade: os animais e plantas também sofrem com as mudanças climáticas, o que pode levar à perda de espécies e desequilíbrio nos ecossistemas.

Por que isso é importante?

As mudanças climáticas são um problema sério que afeta a todos nós, humanos e animais. Os impactos podem ser imensos e incalculáveis, afetando a economia, saúde e nosso modo de viver. Por isso, é fundamental que sejam tomadas ações imediatas para reduzir os gases de efeito estufa, e se adaptar aos impactos que já são irreversíveis ou inevitáveis, para produzir uma sociedade mais adaptada e resiliente.

O que São Paulo está fazendo?

A Cidade de São Paulo elaborou o PlanClima SP, que foi assistido e aprovado pela rede de cidades C40 e conta com 5 Estratégias, 43 Ações e 54 Metas elaboradas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na Cidade e adaptar a estrutura da Metrópole para o cenário que irá se descortinar até 2050.Sem dúvida é um passo fundamental para construir uma cidade mais sustentável para as futuras gerações.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º país mais afetado no mundo

Embora os sintomas sejam silenciosos, o descontrole pode causar complicações “Eu pensei que os exames alterados eram um erro, justamente porque não tinha sintomas”, conta...

São Paulo recebe 134,5 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos

Imunização gratuita pelo SUS busca reduzir casos de bronquiolite em bebês O Ministério da Saúde iniciou na terça-feira (2), a distribuição nacional da vacina contra...

Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô

A tecnologia está disponível, em fase de testes, em mais 57 estações das quatro linhas operadas pelo Metrô Os passageiros do Metrô agora podem pagar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.