No menu items!
19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024

O que fazer para começar o ano empregado

Especialista da Luandre lista as principais dicas para quem quer se recolocar no mercado de trabalho


Conseguir um emprego e dar um salto na vida profissional são alguns dos destaques nas listas de metas em todo início de ano. E o cenário é favorável para quem está em busca de recolocação profissional, em janeiro.

Segundo números mais recentes divulgados pelo Caged(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o mercado de trabalho dá sinais de recuperação, tendo fechado novembro de 2022 com saldo positivo de 135 mil empregos formais – foi o 11º mês consecutivo com saldo positivo. Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, atualmente há mais de 3700 vagas disponíveis em todo o país.

“É um mito que o ano só começa após o carnaval. Após um fim de 2022 movimentado com Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que estimulam as contratações temporárias, a empresa segue com muitas oportunidades em diversos setores”, explica Larissa Gonçalves, gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre.

Para conseguir um emprego neste início de ano, a especialista dá dicas para os candidatos otimizarem o tempo e saberem por onde começar.

Traçar uma rota

Cada empresa busca um perfil de profissional diferente, muitas vezes para uma é mais importante a formação e para outra, que anuncia o mesmo cargo, é preferível a experiência do candidato na função.

“Indicamos que o candidato esteja atento à exigência da vaga e tenha os requisitos necessários. Muitas vezes o profissional tem o perfil para uma vaga que exige menos requisitos do que os apresentados no CV, por isso, é importante ficar atento às exigências do cargo e fazer uma real avaliação de sua formação e experiência”, afirma Larissa.

Disponibilidade

Para uma rápida recolocação no mercado de trabalho, a especialista comenta que os candidatos precisam ter flexibilidade e disponibilidade de horário. “Em alguns segmentos, existem oportunidades para até três turnos de trabalho. Aquele que tem mais disponibilidade se destaca e pode se recolocar mais rapidamente”, afirma.

Tecnologia como aliada

O cadastro on-line de currículo e o uso de redes sociais corporativas, como o LinkedIn, são os indicados pela especialista para iniciar as buscas. No cadastro online o candidato tem acesso imediato às inscrições e ao status dos processos seletivos. É assim no site da Luandre: candidato.luandre.com.br

Já o LinkedIn é a principal rede social quando o assunto é carreira. “Lembramos que o profissional deve manter sempre atualizadas suas informações por lá e no site em que se candidata, especialmente os contatos, email e telefone”, explica Larissa.

Fortaleça o networking

A especialista reforça que, além de procurar pelo novo emprego em consultorias, sites e redes sociais, uma boa alternativa para uma recolocação rápida é fazer com que ex-colegas, família e amigos saibam da sua busca.

“Muitas vezes um conhecido pode saber de alguma oportunidade que a empresa não tornou pública e possa fazer a indicação”, conclui.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Realiza também atendimento à distância em todo o país.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia

Quem já entregou documento este ano pode fazer declaração retificadora Divulgação Foto Agência Brasil Além das doações diretas de água, mantimentos e roupas ao Rio Grande...

No Vaticano, Ricardo Nunes fala da necessidade de comprometimento dos governantes no combate às mudanças climáticas

Prefeito de São Paulo é um dos 20 prefeitos em todo o mundo convidados pelo Papa Francisco a falar de ações de sustentabilidade Em sua...

Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculo infanto-juvenil “Pro Mundo Virar” no Capão Redondo

De forma sensível e poética, o espetáculo convida crianças e adolescentes a refletirem sobre presentes no cotidiano A Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa ) está realizando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui