No menu items!
20.6 C
São Paulo
terça-feira, 18 março, 2025

O papel das escolas e famílias no processo de alfabetização

Quando se trata do processo de alfabetização, é importante pensarmos nos marcos do desenvolvimento infantil e nas aprendizagens naturais ligadas às nossas condições biológicas. O andar e o falar da criança são aquisições naturais, salvo algum caso de incapacidade séria.

O mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e da leitura, que são invenções culturais. Se pensarmos em termos de evolução, ambas são recentes, e, por não serem naturais, exigem instrução explícita.

É necessário usar estratégias bem planejadas para que a alfabetização aconteça. Sabemos, por estudos e exames avançados do cérebro, que existem redes neurais específicas para a leitura. É possível até comparar as redes neurais do cérebro com o entrelaçar de uma corda.

A psicóloga Hollis Scarborough criou a expressão “The Reading Rope”, ou “corda da leitura”, para descrever esse complexo processo de aquisição da leitura e escrita. Ela aponta para as ramificações do cérebro, compostas de fios inferiores e superiores, que, quando entrelaçados, resultam em leitura habilidosa, precisa, fluente e com forte compreensão.

Para que a criança chegue à leitura e escrita, ela precisa exercitar habilidades preditoras. Na Educação Infantil, é necessário estimular a oralidade, desenvolver um vocabulário rico e realizar sessões de leitura em voz alta com frequência.

Para uma alfabetização plena, a escola deve seguir um trabalho baseado em evidências. Estudos apontam que a consciência fonológica, incluindo rimas, aliterações e a consciência fonêmica, são essenciais para a leitura fluente. Essas habilidades, desenvolvidas desde a Educação Infantil, permitem à criança decodificar o texto lido.

Pesquisas confirmam que a decodificação é essencial para formar bons leitores. Ela é a capacidade de aplicar o conhecimento das relações letra-som para pronunciar palavras corretamente. Compreender essas relações permite que as crianças reconheçam palavras rapidamente e descubram outras palavras.

A família desempenha um papel significativo, facilitando o acesso a livros e realizando a leitura em voz alta. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas da criança.

Portanto, uma abordagem baseada em evidências e instrução explícita desde a Educação Infantil é essencial para formar leitores e escritores competentes no futuro.

Jacqueline Cappellano é pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase...

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima e dá atendimento imediato em casos de violação de medidas protetivas As forças de segurança de...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente e a diretora executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30),...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram afastados do trabalho em razão de episódios depressivos, transtornos de ansiedade,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui