Quando se trata do processo de alfabetização, é importante pensarmos nos marcos do desenvolvimento infantil e nas aprendizagens naturais ligadas às nossas condições biológicas. O andar e o falar da criança são aquisições naturais, salvo algum caso de incapacidade séria.
O mesmo não ocorre com a aquisição da escrita e da leitura, que são invenções culturais. Se pensarmos em termos de evolução, ambas são recentes, e, por não serem naturais, exigem instrução explícita.
É necessário usar estratégias bem planejadas para que a alfabetização aconteça. Sabemos, por estudos e exames avançados do cérebro, que existem redes neurais específicas para a leitura. É possível até comparar as redes neurais do cérebro com o entrelaçar de uma corda.
A psicóloga Hollis Scarborough criou a expressão “The Reading Rope”, ou “corda da leitura”, para descrever esse complexo processo de aquisição da leitura e escrita. Ela aponta para as ramificações do cérebro, compostas de fios inferiores e superiores, que, quando entrelaçados, resultam em leitura habilidosa, precisa, fluente e com forte compreensão.
Para que a criança chegue à leitura e escrita, ela precisa exercitar habilidades preditoras. Na Educação Infantil, é necessário estimular a oralidade, desenvolver um vocabulário rico e realizar sessões de leitura em voz alta com frequência.
Para uma alfabetização plena, a escola deve seguir um trabalho baseado em evidências. Estudos apontam que a consciência fonológica, incluindo rimas, aliterações e a consciência fonêmica, são essenciais para a leitura fluente. Essas habilidades, desenvolvidas desde a Educação Infantil, permitem à criança decodificar o texto lido.
Pesquisas confirmam que a decodificação é essencial para formar bons leitores. Ela é a capacidade de aplicar o conhecimento das relações letra-som para pronunciar palavras corretamente. Compreender essas relações permite que as crianças reconheçam palavras rapidamente e descubram outras palavras.
A família desempenha um papel significativo, facilitando o acesso a livros e realizando a leitura em voz alta. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas da criança.
Portanto, uma abordagem baseada em evidências e instrução explícita desde a Educação Infantil é essencial para formar leitores e escritores competentes no futuro.
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Jacqueline Cappellano é pedagoga, pós-graduada em Bilinguismo e coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville.
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