No menu items!
11.3 C
São Paulo
quarta-feira, 16 julho, 2025

O legado de Heleninha: conforto e esperança para crianças em tratamento de câncer

Instituição tem como objetivo tornar o caminho até o hospital de tratamento mais leve e confortável 

A perda de um filho é sem dúvida a pior dor do mundo. Mais do que a saudade daquele que se foi, é a cronologia natural da vida se invertendo e a sensação de não ter mais como seguir em frente que se torna uma companheira constante. Quando esse filho é apenas uma criança, a perda pode gerar impactos profundos e transformações para toda a vida. 

Na década de 90, quando era quase impossível ouvir falar de crianças com câncer, Tatiana Piccardi escutou de um pediatra o pior prognóstico possível. Sua filha, Helena Piccardi de Andrade Silva, de apenas cinco anos, tinha um tipo de tumor raro no tronco cerebral e não havia cura. Apesar de ter realizado o tratamento que estava disponível na época, Helena viveu poucos meses e deixou em seus pais, Tatiana e Luiz Maurício de Andrade da Silva, a sensação de que eles precisavam fazer algo para lidar com o luto e honrar a memória da filha.   

“A Helena veio com essa missão de nos trazer a oportunidade de ajudar outras famílias. Então começamos a pensar o que poderíamos fazer, lembrar de coisas que foram difíceis e fizeram falta para a gente na época da doença. O que poderíamos oferecer, que fosse realmente útil e que estivesse dentro das nossas possibilidades. Pensamos na fase do tratamento, quando a Helena ficou muito debilitada e ir de carro para o hospital era fundamental. Eu fazia o trajeto no banco de trás com ela e o pai dela ia dirigindo, íamos brincando, cuidando dela e oferecendo todo o conforto necessário. E isso era uma coisa que podíamos fazer por outras crianças”, conta Tatiana. 

Então, dois anos após o falecimento da Helena, os pais fundaram a AHPAS (Associação Helena Piccardi de Andrade Silva), que veio a ser o Instituto Heleninha, e em 2000 passaram a oferecer transporte gratuito e confortável para crianças e adolescentes em tratamento oncológico.

Por lei, todo paciente de câncer tem direito a gratuidade no transporte público, mas o objetivo do Instituto Heleninha é proporcionar mais conforto e evitar que o que o tratamento seja abandonado, principalmente no caso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que moram longe do hospital e tenham muitas dificuldades com a locomoção.   

“Passamos a oferecer transporte porta a porta, que além da qualidade de vida e conforto, preserva o paciente de doenças oportunistas, e vai poupar a pessoa em tratamento de olhares curiosos. Nesses carros conseguimos prover entretenimento, brinquedos, leituras e lanchinhos, tanto para a criança quanto para o acompanhante”, explica Tatiana. 

No começo eram apenas os fundadores realizando essa ação solidária com a ajuda de alguns conhecidos, que ficaram sabendo da causa, e o uso de dois carros próprios. Com o tempo, o projeto foi crescendo e mais gente foi chegando e em 2002, a instituição conseguiu comprar a primeira Kombi. Também foram contratados motoristas profissionais para efetuar o transporte dos assistidos pela instituição. 

“Hoje, atendemos diariamente cerca de 30 famílias. Por mês, a gente realiza mais de 300 trajetos para consultas, exames e tratamentos. De quilometragem, batemos os 17.000 km por mês muito fácil”, conta o gerente da organização, Luan Carvalho.  

Durante os anos de trabalho com a causa, fundadores e voluntários perceberam que era preciso ir além do transporte e proporcionar atividades de lazer como passeios a parques, museus, atividades educativas e até mesmo um grupo de apoio para pais enlutados e de estudos. Então, em 2003, deram início ao Núcleo de Apoio a Pais Enlutados Marcela Costa Batista, e em 2013, ao Grupo de Estudos Saudar, que pesquisa saberes que cooperem para a realização da missão do instituto.

Entre muitos quilômetros rodados, apoio, acolhimento e muita divulgação da causa, já se vão 25 anos de história levando conforto para crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas famílias. Durante esse tempo, o Instituto Heleninha atendeu mais de mil famílias, o que lhe rendeu prêmios e reconhecimento como a Declaração de Utilidade Pública Estadual e o Destaque Social: Prêmio Excelência Mulher. 

O encaminhamento para o instituto acontece em uma parceria entre a instituição e os principais hospitais de tratamento de câncer pediátrico na cidade. Com a ajuda de assistentes sociais, e de uma triagem própria, uma análise socioeconômica é feita e dada preferência para aquele que mais necessita deste cuidado. 

O Heleninha se mantém exclusivamente com doações feitas por pix na chave CNPJ: 03.873.905/0001-64, com a ajuda dos apoiadores mensais que doam frequentemente e com o que arrecadado no Bazar Beneficente na Rua Joaquim Nabuco, 119, Brooklin, São Paulo / SP, CEP 04621-001. Também realiza eventos e ações pontuais para angariar fundos e manter as atividades da organização. 

“Nossa missão é fazer com que essa fase seja a mais leve e organizada possível. Fortalecer a família com boas energias, empatia, amizade, cultura, lazer e até cestas básicas, se precisar. Quanto mais você está alimentado física e espiritualmente, mais você reage positivamente ao que vem, porque é um tratamento agressivo. Então, o próprio fato da criança chegar no hospital sem ter passado pelo sofrimento do transporte público, ela já está mais receptiva ao tratamento. Alimentar essa positividade, um mínimo de alegria, é a base para aquela criança se sentir amparada também”, finaliza Tatiana. 


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva Dia 6 de julho é Dia Mundial das...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.