A Prefeitura de São Paulo publicou nesta quarta-feira (10) decreto municipal declarando de utilidade pública as áreas necessárias à requalificação do viário de acesso ao futuro Terminal e Atracadouro Cocaia. Este é mais um passo para a implantação do Aquático SP, primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade.
Anteriormente, já foram declaradas de utilidade públicas as áreas para implantação do Terminal Atracadouro Pedreira e do Cocaia, que se integrará ao Aquático SP
O Aquático será o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade, um Sistema de Transporte Público Hidroviário na Represa Billings, localizada na Zona Sul. Sua implantação irá reduzir significativamente o tempo de deslocamento dos moradores entre as regiões da Estrada do Cocaia e o bairro de Pedreira, localizados próximos à represa, além de beneficiar também a região do Grajaú. Atualmente, para se deslocar entre estas regiões, é preciso contornar toda a represa.
O novo sistema de transportes contará com terminais que serão construídos para acomodar os ônibus das linhas que circulam nos bairros próximos e permitir a transferência dos passageiros de forma integrada e segura aos novos atracadouros que possibilitaram o acesso as embarcações para a travessia aquática da represa.
Dessa forma, o Aquático será implantado de forma totalmente integrada ao transporte já existente na cidade, inclusive aceitando o Bilhete Único.
A primeira fase de implantação do Aquático está prevista no Plano de Metas 2021-2024. O projeto também está previsto no Plano Diretor Estratégico do Município.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]