No menu items!
17 C
São Paulo
sexta-feira, 11 julho, 2025

Novembro Azul conscientiza sobre os cuidados com a saúde do homem

Desafio é alertar e promover a cultura da prevenção entre a população masculina


Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, doença que causa uma morte a cada 38 minutos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além das ações de prevenção e combate sobre o tema, as atenções neste período também se voltam para a conscientização sobre os cuidados gerais com a saúde física e mental masculina, orientando para o autocuidado como rotina.

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque, entre outros motivos, eles procuram menos os serviços de saúde, condição que colabora para que muitas doenças sejam diagnosticadas somente em estágio avançado, dificultando o tratamento e as chances de cura.

Para estimular mudanças de hábitos de vida e comportamentais, em 2016, o município de São Paulo implantou a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH). A diretriz principal é de promoção, prevenção e cuidados integrais na faixa etária entre 20 e 59 anos.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é a segunda doença com maior incidência entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o de pele não-melanoma. Por isso, sintomas como dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes ao longo do dia ou durante à noite, sangue na urina ou no sêmen devem acender um alerta para o tumor maligno. Vale ressaltar que a maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

O atendimento começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os serviços da rede municipal, e conta com um conjunto de ações dividido em cinco eixos temáticos promovendo uma Atenção Integral à Saúde do Homem: Acesso e acolhimento: incentivar o homem a procurar assistência médica e estabelecer vínculos; Saúde sexual e reprodutiva: fazer abordagem integral à saúde do homem e ações integrais para prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis (IST); Paternidade e cuidado: sensibilizar o pai sobre a importância do estabelecimento do vínculo afetivo com os filhos em todos os momentos; Doenças prevalentes na população masculina: realizar busca ativa/atendimento e exames preventivos para a promoção do autocuidado; Prevenção de Violências e Acidentes: desenvolver ações de prevenção contra violências e acidentes envolvendo a população masculina.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho

De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana As férias de julho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.