No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

No mês de conscientização da doença de Alzheimer, conheça serviços da Prefeitura voltados ao cuidado de pacientes e cuidadores

Unidades de Referência à Saúde do Idoso são destaque na promoção do bem-estar e autonomia

Durante o Setembro Lilás, mês de conscientização da doença de Alzheimer, a Prefeitura de São Paulo ressalta os serviços disponíveis para o cuidado de pacientes e cuidadores. Equipamentos da Rede Municipal de Saúde, como UBS e Unidades de Referência à Saúde do Idoso, oferecem atendimento especializado, consultas e acompanhamento, além de ações educativas, palestras e rodas de conversa.

Administradas pela Secretaria Municipal da Saúde, as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), mostram o investimento da capital no acolhimento de pessoas idosas. Com equipes multiprofissionais formadas por médicos geriatras, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e dentistas que trabalham de forma integrada, o equipamento garante diagnóstico precoce, acompanhamento clínico e suporte emocional aos pacientes e familiares. Para os cuidadores, as Ursis oferecem formação e educação em saúde, promovendo um atendimento humanizado e referência na rede municipal.

Para ser atendido em uma Unidade de Referência à Saúde do Idosos, é necessário ser encaminhado por uma UBS de referência, que dará o diagnóstico e construirá, com auxílio da equipe multiprofissional, um Projeto Terapêutico Singular (PTS) a partir de demandas do paciente, avaliadas pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB), realizando consultas individuais e atividades em grupo, como corais, passeios e atividades voltadas para cognição e ativação da memória.

Além dos tratamentos e consultas, a Prefeitura também oferece o Programa Acompanhante de Idosos (PAI). Disponível em todas as regiões da capital, o serviço disponibiliza profissionais da saúde e acompanhantes de idosos para auxiliar em consultas médicas e outras atividades da vida diária.

O Alzheimer compromete a memória e a autonomia, exigindo acompanhamento contínuo não só do paciente, mas também de quem assume o papel de cuidador. Para a médica geriatra Bruna Andolphi, “a doença provoca um declínio lento e progressivo das funções cognitivas — memória, linguagem e orientação — afetando atividades que antes a pessoa realizava com facilidade. O atendimento integral é fundamental para o sucesso do tratamento, impactando positivamente o prognóstico e a qualidade de vida do paciente. Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores os resultados.”


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.