No menu items!
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura anuncia mais áreas verdes com bosques urbanos e jardins de chuva

Até 2028, cidade terá 50 mini-florestas e 1.000 terrenos destinadas a aumentar o escoamento da água da chuva pelo solo

O prefeito Ricardo Nunes anunciou na quarta-feira (4) a implantação de mais 20 bosques urbanos e 100 jardins de chuva, iniciativas para tornar a cidade mais verde e sustentável. Como uma forma de celebrar o avanço desta importante política, também foi feito o plantio de 100 árvores e dois transplantes no Bosque Maritacas, no Parque D. Pedro, no Centro da cidade, além da inauguração da trilha ecológica no local. Até 2028, a cidade terá 50 bosques urbanos e 1.000 jardins de chuva.

Ao anunciar as medidas, o prefeito ressaltou a importância das ações da Prefeitura na Semana do Meio Ambiente. “Já temos dez bosques urbanos implantados, estamos lançando hoje o início das implantação de mais 20 e teremos 50 bosques urbanos neste mandato. Além das outras ações, como 120 mil árvores que serão plantadas este ano, a substituição dos ônibus a diesel por ônibus não poluentes, as ações que a gente tem feito de ampliação de área de cobertura vegetal, ampliação de áreas de mata pública, que a gente vai chegar em 26% de todo o território da cidade, hoje já temos 15%”, disse Nunes.

Primeiro bosque urbano da cidade, o Bosque das Maritacas foi inaugurado em 2019, tem 3.600 m² e já recebeu 21 árvores transplantadas do Anhangabaú, como as das espécies jerivás, pau-brasil e jabuticabeira.

Os bosques urbanos são fechados para visitação, mas no caso do Maritacas, pode receber visitas com uma função educacional. “Um detalhe bastante importante é que em alguns desses bosques urbanos estamos colocando trilhas para as crianças da rede municipal de educação poderem fazer suas atividades, interagir com o meio ambiente, plantar árvores”, detalhou o prefeito.

Os bosques urbanos são áreas públicas transformadas em pequenas florestas para ampliar a permeabilidade do solo, reconstituir habitats naturais, recuperar ecossistemas, aumentar a cobertura vegetal, preservar a flora e fauna da cidade de São Paulo, além de promover a melhora da qualidade de vida da população.

Eles funcionam como “pulmões” da cidade, contribuindo para a diminuição da poluição do ar ao transformar parte do gás carbônico em oxigênio. O CO2 é um dos responsáveis pelo aquecimento global. A cada sete árvores é possível sequestrar uma tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Entre os exemplares arbóreos escolhidos estão: ipês, guajuvira, guanandi e mirindiba rosa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.