No menu items!
23.5 C
São Paulo
domingo, 5 maio, 2024

Museu de Arte Contemporânea da USP volta rotina presencial com 7 exposições em cartaz

Mostras são uma verdadeira viagem no tempo na história da arte Latino-Americana


A pandemia da Covid-19 abriu alas para o entretenimento virtual, por meio de lives ou fotos. Mas quem não gosta do ao vivo e a cores? Escolas, faculdades, comércio e toda a indústria de arte e cultura estão se preparando para a volta dos hábitos presenciais em 2022.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, localizado dentro do Parque Ibirapuera em um complexo arquitetônico projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, nos anos 50, está com 7 exposições em que o público poderá curtir presencialmente, desde que de máscara e com o comprovante de vacinação, além do acervo de mais de 10 mil obras em exposição, sendo referência de arte moderna e contemporânea no Brasil e no mundo.

MAC-USP

  • Parque do Ibirapuera
  • Funcionamento: de 3ª a Domingo, das 10h às 21h.
  • Entrada gratuita.

Regina Silveira: Outros Paradoxos

Retrospectiva reunindo 180 obras da artista Regina Silveira, uma das mais importantes de sua época, com reconhecimento internacional. O título é uma referência a obra Paradoxo do Santo, exposto no museu desde 1994. Em cartaz até 3 de julho.

Projetos Para Um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960

É um conjunto de obras representando a linguagem moderna urbana do país no início do Século XX. Ilustrações, cartazes, revistas, figurinos para teatro e balé, de artistas como: Antonio Gomide, Emiliano Di Cavalcanti, Mário Zanini, Flávio de Carvalho, John Graz, Fulvio Pennacchi e Vicente do Rego Monteiro. Em cartaz até 24 de junho.

Zona da Mata

A exposição reúne obras dos artistas Claudia Andujar, Marcius Galan, Paulo Nazareth e Rodrigo Bueno com o foco na faixa litorânea do Nordeste do Brasil, separados em 4 partes diferentes com temporalidades distintas, onde foi solo explorador de modo predatório, com a Mata Atlântica quase extinta hoje. Em cartaz até 1º de maio.

Muito Além das Aparências – A Imagem Crítica de Pedro Meyer

Exposição traz 27 trabalhos do fotógrafo espanhol, radicado no México de 1938, onde Pedro mostra as primeiras tentativas de criar uma identidade para a fotografia produzida na América Latina entre as décadas de 1970 e 1980. Com foco na exploração econômica e opressão política dos países latinos. Em cartaz até 13 de fevereiro.

Memorial do Desenho

De todas as obras no acervo do MAC-USP, cerca de 70% são em suporte papel. A mostra destaca a importância dos trabalhos em papel, desde desenhos modernistas até obras recentes, com diferentes linguagens e suporte, com nomes consagrados como Anita Malfati, Di Cavalcanti, Portinari, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Geraldo de Barros, Junior Suci, Zed Nesti, Mira Schendell e Gustavo Von Há. Em cartaz até 13 de fevereiro.

Visões da Arte no Acervo do MAC USP – 1900-2000

São mais de 160 obras no acervo, de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Volpi, Brecheret, De Chirico, Picasso, Boccioni e muitos outros. A mostra reúne artes do século XX, percorrendo os últimos 100 anos de história da arte. Em cartaz até 24 de julho.

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC-USP

Mostra apresenta os repertórios artísticos latino-americanos reunidos no MAC-USP, com mais de 250 trabalhos, como pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances. Em cartaz até 3 de abril.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui