No menu items!
19.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 abril, 2024

Museu de Arte Contemporânea da USP volta rotina presencial com 7 exposições em cartaz

Mostras são uma verdadeira viagem no tempo na história da arte Latino-Americana


A pandemia da Covid-19 abriu alas para o entretenimento virtual, por meio de lives ou fotos. Mas quem não gosta do ao vivo e a cores? Escolas, faculdades, comércio e toda a indústria de arte e cultura estão se preparando para a volta dos hábitos presenciais em 2022.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, localizado dentro do Parque Ibirapuera em um complexo arquitetônico projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, nos anos 50, está com 7 exposições em que o público poderá curtir presencialmente, desde que de máscara e com o comprovante de vacinação, além do acervo de mais de 10 mil obras em exposição, sendo referência de arte moderna e contemporânea no Brasil e no mundo.

MAC-USP

  • Parque do Ibirapuera
  • Funcionamento: de 3ª a Domingo, das 10h às 21h.
  • Entrada gratuita.

Regina Silveira: Outros Paradoxos

Retrospectiva reunindo 180 obras da artista Regina Silveira, uma das mais importantes de sua época, com reconhecimento internacional. O título é uma referência a obra Paradoxo do Santo, exposto no museu desde 1994. Em cartaz até 3 de julho.

Projetos Para Um Cotidiano Moderno no Brasil, 1920-1960

É um conjunto de obras representando a linguagem moderna urbana do país no início do Século XX. Ilustrações, cartazes, revistas, figurinos para teatro e balé, de artistas como: Antonio Gomide, Emiliano Di Cavalcanti, Mário Zanini, Flávio de Carvalho, John Graz, Fulvio Pennacchi e Vicente do Rego Monteiro. Em cartaz até 24 de junho.

Zona da Mata

A exposição reúne obras dos artistas Claudia Andujar, Marcius Galan, Paulo Nazareth e Rodrigo Bueno com o foco na faixa litorânea do Nordeste do Brasil, separados em 4 partes diferentes com temporalidades distintas, onde foi solo explorador de modo predatório, com a Mata Atlântica quase extinta hoje. Em cartaz até 1º de maio.

Muito Além das Aparências – A Imagem Crítica de Pedro Meyer

Exposição traz 27 trabalhos do fotógrafo espanhol, radicado no México de 1938, onde Pedro mostra as primeiras tentativas de criar uma identidade para a fotografia produzida na América Latina entre as décadas de 1970 e 1980. Com foco na exploração econômica e opressão política dos países latinos. Em cartaz até 13 de fevereiro.

Memorial do Desenho

De todas as obras no acervo do MAC-USP, cerca de 70% são em suporte papel. A mostra destaca a importância dos trabalhos em papel, desde desenhos modernistas até obras recentes, com diferentes linguagens e suporte, com nomes consagrados como Anita Malfati, Di Cavalcanti, Portinari, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Geraldo de Barros, Junior Suci, Zed Nesti, Mira Schendell e Gustavo Von Há. Em cartaz até 13 de fevereiro.

Visões da Arte no Acervo do MAC USP – 1900-2000

São mais de 160 obras no acervo, de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Anita Malfatti, Volpi, Brecheret, De Chirico, Picasso, Boccioni e muitos outros. A mostra reúne artes do século XX, percorrendo os últimos 100 anos de história da arte. Em cartaz até 24 de julho.

Vizinhos Distantes: Arte da América Latina no Acervo do MAC-USP

Mostra apresenta os repertórios artísticos latino-americanos reunidos no MAC-USP, com mais de 250 trabalhos, como pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances. Em cartaz até 3 de abril.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Segurança no centro: em 1 ano, SP emprega mais de mil PMs, 110 motos de ronda e identifica 2,5 mil frequentadores das cenas abertas

1ª semana de abril teve menor número de roubos registrados no centro desde início do monitoramento no ano passado A região central de São Paulo...

IntegraTietê realiza a maior retirada de resíduos dos rios Tietê e Pinheiros desde 2015

Foram removidos o equivalente a 99 mil caminhões cheios de sedimentos dos rios, contribuindo para o combate a enchentes O Governo de SP realizou no...

Prefeitura lança aplicativo para busca de medicamento nas farmácias da rede de saúde

Nova versão do e-saúdeSP inclui o Remédio na Hora, que possibilita que o munícipe confira a disponibilidade em uma das UBSs ou hospital A nova...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui