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segunda-feira, 17 fevereiro, 2025

Movimento Futuro lança financiamento coletivo para levar jogo de tabuleiro socioeducativo a professores de escolas públicas

O jogo Caminho do Futuro existe há cerca de nove anos e promove de forma lúdica reflexões sobre autoconhecimento, autoestima, relacionamentos e sonhos

A Associação Movimento Futuro lançou uma campanha de financiamento coletivo para distribuir gratuitamente o jogo de tabuleiro socioeducativo Caminho do Futuro a 100 professores de escolas públicas em todo o Brasil. A meta da campanha, hospedada na plataforma MeepleStarter, é arrecadar R$ 25 mil até o dia 15 de dezembro de 2024. A distribuição do material começará a ser feita a partir do próximo ano, por meio de uma lista de professores(as) que mostraram interesse durante a campanha, comentando em uma postagem fixa do Instagram da associação.

Desenvolvido para turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o Caminho do Futuro é mais do que um jogo: é uma trilha de aprendizagem focada no desenvolvimento de habilidades socioemocionais que impactam positivamente na saúde mental dos participantes. Além disso, os jogadores trabalham o protagonismo ao criarem um projeto de cidadania para o seu entorno, durante o período de um ano letivo. São 35 encontros conduzidos por um facilitador(a) mediador(a). No tabuleiro, a mascote Jhennyffer, representada por um pino em formato de sapinho, guia os jogadores em seis passos essenciais: interagir, confiar, sonhar, planejar, realizar e contagiar.

“Vimos que existia uma lacuna em projetos socioeducativos para os anos finais do ensino fundamental, embora essa fase seja essencial!”, afirmam as autoras do jogo e também fundadoras do MF, Sofia Carvalho e Isabella Alchorne. “Queremos formar professores em projeto de vida e impactar positivamente o desenvolvimento socioemocional de milhares de crianças e adolescentes, cultivando habilidades como autoconhecimento, colaboração, autoestima, consciência do coletivo, entre outras.” Sofia e Isabella destacam que, além de contribuir para o crescimento de tais soft skills, o tabuleiro permite que os estudantes sejam protagonistas do jogo. “Eles (estudantes) realizam um projeto solidário para beneficiar a escola ou comunidade enquanto aprendem a se relacionar. Do jogo, saem lindas transformações sociais”, comentam as fundadoras.

O jogo foi idealizado para ser aplicado em escolas ou qualquer ambiente onde haja grupos de crianças e adolescentes, sob a mediação de um educador(a).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

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