No menu items!
15.4 C
São Paulo
sexta-feira, 25 julho, 2025

Moradores de todas as regiões da cidade poderão contribuir para o novo plano de gestão de resíduos

Prefeitura e ONU-Habitat realizam encontros com a população entre os dias 18 e 22 de agosto para discutir o tema

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizará oficinas participativas voltadas à fase de diagnóstico do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Os munícipes poderão identificar desafios, sugerir estratégias e compartilhar conhecimentos sobre suas vivências em relação à gestão de resíduos nas subprefeituras. As reuniões acontecerão entre os dias 18 e 22 de agosto, a partir das 19 horas, nas 5 regiões da capital paulista.

O desenvolvimento do PGIRS leva em conta uma série de desafios na gestão de resíduos sólidos, como o aumento da geração de descartes, a necessidade de modernizar a coleta, a inclusão social dos catadores, a falta de informações sobre materiais recicláveis coletados informalmente e as dificuldades para implementar os sistemas de logística reversa. Além disso, a implementação da economia circular e as mudanças climáticas surgem como elementos-chave para tornar o sistema mais eficiente e sustentável.

“A construção do PGIRS parte do entendimento de que a sustentabilidade não se alcança de forma isolada. Para que o sistema de gestão de resíduos funcione de maneira eficiente, justa e ambientalmente responsável, é fundamental trabalhar todos os elos da cadeia — desde o momento do descarte feito pela população, passando pela coleta, triagem, transporte e destinação final, até a valorização dos materiais por meio da reciclagem” comenta o coordenador de programas do ONU-Habitat Luiz Gustavo Vilela, responsável pela frente do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Durante as oficinas, será utilizada a matriz SWOT, que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para que os participantes analisem a gestão de resíduos em suas regiões e na cidade. Serão abordados temas como reciclagem, economia circular, logística reversa e a atuação de catadores e cooperativas. Mapas impressos em grande formato apoiarão os debates, permitindo a marcação direta de locais e áreas de interesse.

“Cada morador conhece de perto os desafios do seu bairro e pode contribuir com soluções reais e eficazes. Construir uma cidade mais limpa, justa e sustentável começa com a escuta ativa de quem vive nela todos os dias” afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cultura e sabores do mundo se encontram em Moema na 4ª edição da Festa das Nações

Evento gastronômico e cultural internacional acontece na Praça Nossa...

Prefeitura abre matrículas para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental

Programa da Rede Municipal oferece diversas modalidades a quem...

Veja cinco dicas de como a linguagem corporal por ser aliada para o crescimento profissional

Expressões, postura e gestos podem impactar diretamente a forma...

Cultura e sabores do mundo se encontram em Moema na 4ª edição da Festa das Nações

Evento gastronômico e cultural internacional acontece na Praça Nossa Senhora Aparecida nos dias 02 e 03 de agosto Após o sucesso das últimas edições, o...

Prefeitura abre matrículas para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental

Programa da Rede Municipal oferece diversas modalidades a quem não pôde terminar os estudos na idade regular A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo...

Veja cinco dicas de como a linguagem corporal por ser aliada para o crescimento profissional

Expressões, postura e gestos podem impactar diretamente a forma como o profissional é percebido no ambiente de trabalho O sucesso no mercado de trabalho não...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.