No menu items!
16.1 C
São Paulo
quinta-feira, 18 setembro, 2025

Moradores da periferia de São Paulo vivem 20 anos a menos e desigualdade é a mesma desde 2006

Base histórica mostra que, no geral, a população da capital vive mais, mas diferença entre bairros ricos e pobres continua alta e inalterada há quase duas décadas

Na última quarta-feira (27), a Rede Nossa São Paulo lançou o Mapa da Desigualdade de São Paulo 2024. O estudo apresenta 11 indicadores dos 96 distritos da capital paulista, divididos em diferentes áreas temáticas: saúde, habitação, trabalho e renda, mobilidade, direitos humanos, cultura, esportes, infraestrutura digital, segurança pública e meio ambiente.

Produzido há mais de 10 anos, o Mapa da Desigualdade de São Paulo mostra a oferta de serviços e infraestrutura urbana em cada distrito da cidade, além de dados que refletem a qualidade de vida da população nessas localidades. Desse modo, é possível observar a desigualdade entre os territórios da capital em diferentes temas e indicadores, e apontar os desafios e prioridades de investimento do poder público.

Neste ano, a principal novidade é o levantamento da base histórica do indicador Idade Média ao Morrer de 2006 a 2023. O trabalho traz a evolução da média geral da cidade e os dados dos distritos que apresentam o melhor e o pior desempenho no mapa de 2024: Alto de Pinheiros (82 anos) e Anhanguera (58 anos). Na média geral, os moradores da capital vivem seis anos a mais do que há 17 anos. Quando se observa a diferença entre os dois distritos ao longo do tempo, porém, a desigualdade permanece inalterada no período:

A Nossa São Paulo elaborou também a projeção linear do indicador em ambos os distritos, com base nos dados coletados. O resultado mostra que Anhanguera atingirá uma idade média ao morrer de 82 anos por volta do ano 2065, ou seja, em 40 anos. Essa previsão é aproximada e considera a tendência atual sem intervenções significativas para acelerar a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida no distrito. Já o Alto de Pinheiros apresenta uma tendência de aumento anual médio neste indicador de aproximadamente quatro meses.

Gráfico mostra as diferenças de expectativa de vida entre os bairros Alto de Pinheiros e Anhanguera

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do...

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para...

Segurança alimentar e nutricional é pauta na 15ª edição da Virada Sustentável

O evento acontece entre os dias 17 a 21 de setembro e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo Criada em 2011, a...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do 6º ao 9º ano Os chamados anos finais do ensino fundamental – que compreendem o 6º,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.