No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção quando pensamos em um futuro mais verde. Este futuro naturalmente também inclui cidades mais inteligentes, mais eficientes, conectadas e sustentáveis, esses locais tendem a controlar melhor o tráfego dos seus carros, permitindo que a segurança no trânsito seja um ponto referencial.

A ideia para um futuro bem próximo é de que o transporte seja cada vez mais sustentável, e isso inclui a eletrificação, que já é uma realidade que enfrenta seus desafios, não só no Brasil, mas também em outros países. Há por aqui uma discussão, inclusive, sobre eletrificação versus o uso de biocombustíveis. Afinal é importante identificar novas fontes de energia que sejam menos poluentes e, automaticamente, impactem menos o meio ambiente.

Outro assunto também em pauta é a direção inteligente, que depende menos das pessoas. Será que teremos no futuro veículos autônomos e semiautônomos? Por aqui, a promessa é de uma entrada mais ampliada de veículos semiautônomos. A Inteligência Artificial (IA) deve ser aliada de todos e naturalmente encontraremos novas aplicações para ela. Na gestão de frotas, temos opções mais aplicáveis e outras que talvez ainda não façam parte da rotina do gestor, mas que poderão fazer. Por exemplo, quando falamos em manutenção preditiva, a inteligência artificial pode ser uma boa ferramenta para ajudar a entender qual é o momento ideal de realizar uma manutenção ou analisar determinados comportamentos de condução da frota e, ao invés de esperar acontecer algum problema, prever e evitar comportamentos de risco.

Outra questão importante quando falamos em meios de transporte mais sustentáveis é o uso do transporte compartilhado, e é possível iniciar um projeto como este apoiando o uso dos carros divididos em comunidades, departamentos ou grupos dentro de uma mesma empresa.

Se mobilidade é acesso e precisamos do acesso proposto, inegavelmente a exigência é que sejamos pessoas engajadas e preparadas para esse novo mundo de demandas e possibilidades sustentáveis que bate à nossa porta.

Por Roberta Ferreira, diretora de marketing da LeasePlan | ALD Automotive


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui