No menu items!
17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 21 janeiro, 2026

Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climáticas quer Autoridade Climática robusta que sobreviva a governos

Governo federal ainda está desenhando a estrutura, informou ministra

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, disse que o governo federal ainda está desenhando a estrutura da Autoridade Climática. Em entrevista à imprensa no Rio de Janeiro, ela afirmou que a ideia é deixar uma instituição que seja capaz de “atravessar, o que é correto numa democracia, as alternâncias de poder”.

“O que queremos é uma instituição que seja suficientemente robusta, não em tamanho, mas em qualidade”, disse a ministra. As ações da futura autoridade contarão com o suporte e o lastro de um comitê técnico-científico, que, de acordo com Marina, reunirá “o que há de melhor na ciência brasileira”. “A Autoridade Climática é um desenho que vai trabalhar no sentido da articulação, da formulação dos regramentos voltados para fazer esse enfrentamento [às questões climáticas]”.

Segundo a ministra, os eventos climáticos extremos estão ocorrendo com mais frequência e é preciso se preparar para situações ainda mais extremas. “O mundo ainda não sabe lidar com esse novo normal. E os cientistas estão dizendo que o que era extremo pode se transformar no normal e o que vai ser extremo [no futuro], a gente nem sabe ainda o que é”, alertou a ministra.

Ela também falou que o governo está trabalhando para lidar com a situação de seca que atinge 25 unidades da Federação, das quais nove estão com estiagem em 100% de seu território, a baixa umidade relativa do ar e os incêndios que estão ocorrendo em vários pontos do território nacional.

“Tem uma química perversa que se complementa nesse momento, que é a alta temperatura, baixa umidade, ventos fortes e pessoas ateando fogo em várias regiões”, disse Marina, que defendeu penas mais severas para aqueles que provocam incêndio criminoso. “Já são 32 inquéritos investigando a origem criminosa para que o processo de dissuasão [aos criminosos] possa ficar claro, de que quem fez a queima criminosa haverá de pagar”.

Segundo ela, o governo tem se preparado para essa situação de emergência climática, mas o problema deveria ter começado a ser resolvido em 1992, quando houve um alerta dos cientistas sobre as mudanças climáticas.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Entenda como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo

Faixas operacionais permitem atuação preventiva na busca de proteger...

Prefeitura de São Paulo facilita a busca por medicamentos com a ferramenta Remédio na Hora

Serviço digital permite consultar a disponibilidade de remédios na...

Prefeito Ricardo Nunes visita Usina da Emae e acompanha ações de controle de cheias

Agenda reforça a importância da operação integrada entre Prefeitura...

Entenda como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo

Faixas operacionais permitem atuação preventiva na busca de proteger os mananciais e assegurar o abastecimento A chuva está pouco, o calor intenso e os níveis...

Prefeitura de São Paulo facilita a busca por medicamentos com a ferramenta Remédio na Hora

Serviço digital permite consultar a disponibilidade de remédios na rede municipal de saúde pelo aplicativo e-saúdeSP A Prefeitura de São Paulo disponibiliza a ferramenta digital...

Prefeito Ricardo Nunes visita Usina da Emae e acompanha ações de controle de cheias

Agenda reforça a importância da operação integrada entre Prefeitura e companhia no período mais crítico de chuvas O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.