No menu items!
15.7 C
São Paulo
domingo, 31 agosto, 2025

Meteorologistas de 14 países discutem em SP o passado, presente e futuro das mudanças climáticas

Objetivo foi compartilhar conhecimento e caminhar por uma unificação dos sistemas de alerta de emergências naturais

À medida que os impactos das mudanças climáticas se tornam mais evidentes em todo o mundo, vem crescendo a demanda por informações meteorológicas e conhecimento sobre eventos extremos de clima e mudanças climáticas. Paralelamente, a comunidade meteorológica sentia falta de um espaço para discussão de questões importantes para o Brasil e demais países do continente. Partindo destas premissas, foi realizada entre os dias 19 e 23 de agosto, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, em São Paulo, a primeira edição da Conferência Pan-Americana de Meteorologia (CPAM), trazendo o tema “Mudanças Climáticas: Passado, Presente e Futuro”.

Recentes ondas de calor, frio, chuvas intensas que deflagram inundações, enxurradas e deslizamentos de terra, assim como secas e incêndios, têm afetado o mundo e resultando na morte de milhões de pessoas. “Fechamos a conferência com um número recorde de incêndios no estado de São Paulo, com a fumaça atingindo a região metropolitana”, comentou a Profa. Rachel Albrecht, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP).

Os números recordes de incêndios na Amazônia e outras localidades do país reforçam a necessidade urgente de medidas mais eficazes para o controle do desmatamento e conscientização da população sobre os efeitos das mudanças climáticas”. Além disso, situações de insegurança hídrica, alimentar, energética, saúde e até segurança nacional podem ser geradas por crises climáticas, e medidas de emergência climáticas devem ser adotadas pelos países para proteger a população e os biomas. Por conta disso, os organizadores da Conferência entendem que se fazia necessária a realização deste evento, que reuniu pesquisadores das ciências atmosféricas e da terra em nível continental, que compartilharam, ao longo dos quatro dias, conhecimento contemporâneo e os principais avanços da ciência meteorológica.

A Conferência foi concebida por representantes de todas as universidades brasileiras que oferecem curso de meteorologia e órgãos de pesquisa e operação ligados à meteorologia. Ao todo, foram reunidos 1.103 participantes (44% mulheres e 56% homens), incluindo 150 palestrantes de catorze países. Aos alunos, foi oferecido alojamento e alimentação no restaurante universitário. Foi reunida a comunidade científica de diversos países da América Latina em torno de assuntos atuais e de grande relevância para a sociedade e apresentados 667 trabalhos, além de diversas mesas redondas e palestras de pesquisadores de destaque de todo o mundo.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como a tecnologia transformou o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Paulo

De filas intermináveis e acolhimento precário a rede de atenção com aplicativo, tornozeleiras e salas online “Alô. Aqui é da Polícia Militar. Sua tornozeleira eletrônica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.