No menu items!
31.3 C
São Paulo
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Metanol em bebidas: orientações e cuidados

Saiba como identificar produtos falsificados, reconhecer sintomas de intoxicação e buscar atendimento médico adequado

A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no Estado de São Paulo, reforça a importância de redobrar os cuidados para evitar o consumo de produtos falsificados. Também é fundamental estar atento aos possíveis sintomas em caso de ingestão de substâncias tóxicas, bem como às orientações sobre como agir diante de uma suspeita de intoxicação.

O que é o metanol?

O metanol é um tipo de álcool líquido, inflamável e altamente tóxico, utilizado em combustíveis, solventes e produtos industriais. O metanol é utilizado na produção de combustíveis, solventes, plásticos, tintas, anticongelantes e formaldeído.

O metanol é usado na fabricação de bebidas alcoólicas?

Não. O uso de metanol em bebidas é proibido. Quando encontrado nesses produtos, trata-se de adulteração ilegal.

É possível adulterar vinho e cerveja com metanol?

Tecnicamente, sim, mas os casos investigados até o momento estão relacionados ao consumo de bebidas destiladas, como gim, vodca e uísque. Por suas características, esses produtos são mais frequentemente alvo de fraudes que visam aumentar o teor alcoólico ou o volume a baixo custo.

Quais os efeitos do metanol no corpo humano?

No organismo, o fígado converte o metanol em substâncias altamente tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira e até a morte. Nas primeiras seis horas após a ingestão, os sintomas podem se assemelhar aos da embriaguez, como náusea, vômito e dor abdominal. Se houver piora do quadro, com sintomas como visão turva, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental, é essencial buscar atendimento médico imediato. O metanol pode causar insuficiência respiratória, coma e óbito em menos de 24 horas.

Como se proteger ao comprar bebidas alcoólicas?

Compre apenas em locais de confiança;

Exija a nota fiscal;

Verifique se o lacre e o selo fiscal estão intactos;

Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em caso de suspeita de intoxicação por metanol, é procurar imediatamente serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Prontos-Socorros.

Também é possível obter apoio para diagnóstico e orientação por meio do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da SMS, pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Menopausa começa antes dos sintomas clássicos e muitas mulheres não percebem

Ginecologista alerta que irritabilidade e lapsos de memória podem sinalizar fase de transição muito antes das ondas de calor Ao contrário do que dita o...

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de incapacidade no mundo, afeta mais de 619...

Programa Fique em Dia: prefeitura oferece condições especiais para regularização de débitos em dívida ativa

O Fique em Dia é um programa criado pela Prefeitura de São Paulo com a finalidade de oferecer oportunidades para que pessoas físicas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.