No menu items!
24.7 C
São Paulo
quarta-feira, 2 abril, 2025

Metade da população adulta brasileira terá obesidade até 2044

Estudo de pesquisadores da Fiocruz também aponta que 27% dos adultos viverá com sobrepeso

Na última semana, dos dias 26 a 29 de junho, aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca_,_ o Congresso Internacional sobre Obesidade, organizado pela World Obesity Federation (WOF), em parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO). Durante o evento, diversas pesquisas foram apresentadas, no entanto, uma chama atenção por seus dados alarmantes.

Segundo o estudo, “Casos incidentes e mortes atribuíveis ao sobrepeso e obesidade no Brasil até 2044” (tradução própria), do pesquisador Eduardo Nilson e colegas, do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília, com base nas tendências atuais, quase metade dos adultos brasileiros (48%) terá obesidade até 2044, e mais 27% terão sobrepeso. Serão 130 milhões de adultos vivendo com sobrepeso ou obesidade.

A pesquisa também aponta que cerca de 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas associadas ao sobrepeso e obesidade se desenvolvam nos próximos 20 anos e 1,2 milhão de mortes atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

“Há muitas coisas que podemos e devemos fazer para enfrentar essa epidemia de obesidade. Dentro do sistema de saúde, é fundamental tratar os casos existentes de obesidade e evitar que o sobrepeso transite para a obesidade. Pensando na prevenção, é importante trabalhar em todas as faixas etárias, desde a primeira infância até a idade adulta, melhorando os ambientes alimentares por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis, evitando os ultraprocessados”, concluem os autores.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia...

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes...

Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%

Mesmo assim, reciclagem ainda está abaixo do potencial O problema...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia Militar para vítimas A polícia de São Paulo atendeu em um ano 909 ocorrências via Botão...

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional do público feminino A ansiedade é a queixa mais comum entre...

Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%

Mesmo assim, reciclagem ainda está abaixo do potencial O problema do lixo no Brasil é uma questão ambiental crescente, que afeta tanto as grandes cidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.