No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Mente Serena, Vida Plena

Cuidar de si mesmo é a maior expressão de amor próprio. Dedicar tempo naquilo que nos faz bem é essencial para a saúde, sobretudo a mental. Quando investimos no autocuidado, estamos enviando uma mensagem poderosa a nós mesmos de que merecemos atenção, carinho e respeito. Tratar-se bem é uma forma de reconhecer nossos valores e importância, de forma a fortalecer nossa resiliência e enfrentar as adversidades com leveza.

Autocuidado não se limita apenas a momentos de lazer ou a luxos. Trata-se de uma necessidade fundamental para o bem-estar. Desenvolver atividades que promovam a saúde física, emocional, espiritual e mental contribui para um equilíbrio restaurador, capaz de nos transformar tanto por dentro, quanto por fora. Cuidar de nós mesmos deve fazer parte da rotina, apesar da rotina agitada e cobranças excessivas.

Ao darmos a devida importância ao autocuidado, vamos estar bem preparados para cuidar dos outros. Quando tratamos da mente e do corpo, a relação que temos com o outro tende a ser positiva. Se priorizar permite estarmos presentes de forma plena e genuína para nossos amigos, familiares e colegas, e consequentemente, criar um ambiente de apoio, empatia e compreensão mútuas.

Por outro lado, negligenciar os momentos de autotratamento pode gerar complicações sérias no corpo. O estresse não gerenciado, a falta de sono, a má alimentação e a ausência de tempo para relaxar e se divertir, por exemplo, resultam em problemas de saúde física e mental, como ansiedade, depressão e outras doenças crônicas. É necessário reconhecer o ato de se cuidar como parte essencial da vida, e não ignorar os sinais do corpo.

Quando priorizamos a nós mesmos, colocamos em evidência nossos sentimentos, emoções e pensamentos, além de entendermos que é importante colocar limites, dizer “não”, além de priorizar nossas necessidades, além de evitar situações de desconforto e relacionamentos tóxicos. Cuidar de si mesmo é um compromisso contínuo com o próprio bem-estar. É uma jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal, onde aprendemos a nos valorizar e a nos tratar com a mesma gentileza e compaixão que oferecemos aos outros.

Cristina Navalon é psicóloga com formação pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Psicanálise do Adolescente, Psicossomática e Doenças Mentais.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui