No menu items!
15.2 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024

Melhorias na rede de drenagem do Córrego do Engenho beneficiarão mais de 607 mil moradores

O córrego apresentava um avançado processo erosivo em suas margens


Com um investimento de R$ 8,4 milhões, a Prefeitura de São Paulo concluiu os trabalhos na rede de drenagem do Córrego do Engenho, no Parque Sônia, Zona Sul da capital, beneficiando mais de 607 mil pessoas que moram na região. O prefeito Ricardo Nunes vistoriou o local na manhã desta segunda-feira (22) e, na sequência, acompanhou as atividades da Subprefeitura Campo Limpo nas obras de pavimentação das ruas Canto do Rio Verde e Carpina.

Os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) no Córrego do Engenho geraram mais de 160 empregos diretos e indiretos na construção civil. No local foram executados 216 metros de contenção das margens do córrego, entre as ruas Praia da Costa Verde, José de Maistre, Von Karajan e Vitorino de Oliveira.

Para dar estabilidade ao terreno foram implantadas vigas metálicas de sustentação e concretado o fundo do canal e das paredes do córrego. Além disso, os tubos de drenagem do pontilhão que passam sobre o córrego foram substituídos para ampliar a vazão das águas. No entorno das obras, também passaram por reforma guias, sarjetas, passeios e o pavimento.

“Esse trabalho tão importante de drenagem, canalização e contenção feito aqui no Córrego do Engenho deu fim aos alagamentos e as famílias não passam mais pelo transtorno de ter suas casas inundadas. Sempre que chovia nesta região, alagava”, afirmou Ricardo Nunes.

O córrego apresentava um avançado processo erosivo em suas margens, ocasionado pelo grande volume de chuvas no decorrer do último ano que, além de provocar o solapamento da via, colocava em risco os imóveis do entorno. Para impedir o agravamento da situação, a Prefeitura implantou o novo sistema de drenagem para aumentar e acelerar a vazão das águas. Atualmente os moradores e pedestres, bem como os motoristas, podem trafegar pela área com segurança.

“Estamos realizando intervenções desse tipo em várias regiões, obtendo bons resultados especialmente nas áreas periféricas. No ano passado investimos R$ 1,7 bilhão em obras de contenção de encostas e canalização de córregos e estamos executando muitas outras para dar qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou o prefeito.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui