No menu items!
14.7 C
São Paulo
quinta-feira, 31 julho, 2025

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos

O avanço acelerado da inteligência artificial no ambiente corporativo tem desencadeado uma reação silenciosa, mas preocupante: o medo de ser substituído. Segundo pesquisa da NordVPN, 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos, enquanto 27% acreditam que a tecnologia está evoluindo rápido demais. Além disso, 35% dos entrevistados estão estudando sobre IA para se preparar melhor para o futuro.

“O medo de ser substituído não é irracional – ele vem de um processo de mudança real e muito rápido. Mas a maneira como as empresas lidam com esse sentimento faz toda a diferença”, explica Renan Conde, especialista em gestão de pessoas e CEO Brasil da Factorial, startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP. Para ele, o papel do RH nesse contexto é essencial: acolher, escutar e trazer clareza.

Ainda que muitas empresas estejam adotando soluções de inteligência artificial com foco em ganho de eficiência, nem sempre essa transição é acompanhada de uma comunicação clara. A ausência de diálogo e de iniciativas que envolvam os colaboradores no processo de inovação pode acentuar sensações de exclusão e incerteza.

Para Conde, é nesse ponto que o papel do RH se torna estratégico – não apenas como executor de mudanças, mas também como guardião do equilíbrio emocional das equipes. Ele explica que os líderes de RH precisam estar atentos aos sinais: queda de produtividade, aumento de afastamentos e perda de engajamento podem ser reflexos diretos da ansiedade relacionada ao futuro profissional. “Muitas vezes, a causa não está na carga de trabalho em si, mas na insegurança sobre o que está por vir”, pontua.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Uma em cada 23 adolescentes torna-se mãe por ano no país, diz pesquisa

Taxas de 1 a cada 5 cidades são comparáveis...

Niède Guidon, arqueóloga

No último 4 de junho, faleceu uma de minhas...

Dia Mundial do Cérebro: 10 sinais que podem indicar problemas neurológicos

Especialista alerta para sintomas que podem sinalizar doenças como...

Uma em cada 23 adolescentes torna-se mãe por ano no país, diz pesquisa

Taxas de 1 a cada 5 cidades são comparáveis às dos países mais pobres Um estudo sobre maternidade na adolescência no Brasil feito por pesquisadores...

Niède Guidon, arqueóloga

No último 4 de junho, faleceu uma de minhas heroínas mais admiradas, embora menos conhecida, Niède Guidon, de quem tomei conhecimento no final da...

Dia Mundial do Cérebro: 10 sinais que podem indicar problemas neurológicos

Especialista alerta para sintomas que podem sinalizar doenças como Alzheimer e reforça cuidados com a saúde cerebral Comandando pensamentos, emoções, movimentos e todas as funções...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.