No menu items!
11.3 C
São Paulo
quarta-feira, 16 julho, 2025

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos

O avanço acelerado da inteligência artificial no ambiente corporativo tem desencadeado uma reação silenciosa, mas preocupante: o medo de ser substituído. Segundo pesquisa da NordVPN, 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos, enquanto 27% acreditam que a tecnologia está evoluindo rápido demais. Além disso, 35% dos entrevistados estão estudando sobre IA para se preparar melhor para o futuro.

“O medo de ser substituído não é irracional – ele vem de um processo de mudança real e muito rápido. Mas a maneira como as empresas lidam com esse sentimento faz toda a diferença”, explica Renan Conde, especialista em gestão de pessoas e CEO Brasil da Factorial, startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP. Para ele, o papel do RH nesse contexto é essencial: acolher, escutar e trazer clareza.

Ainda que muitas empresas estejam adotando soluções de inteligência artificial com foco em ganho de eficiência, nem sempre essa transição é acompanhada de uma comunicação clara. A ausência de diálogo e de iniciativas que envolvam os colaboradores no processo de inovação pode acentuar sensações de exclusão e incerteza.

Para Conde, é nesse ponto que o papel do RH se torna estratégico – não apenas como executor de mudanças, mas também como guardião do equilíbrio emocional das equipes. Ele explica que os líderes de RH precisam estar atentos aos sinais: queda de produtividade, aumento de afastamentos e perda de engajamento podem ser reflexos diretos da ansiedade relacionada ao futuro profissional. “Muitas vezes, a causa não está na carga de trabalho em si, mas na insegurança sobre o que está por vir”, pontua.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos...

Conheça os principais cuidados para prevenção das zoonoses

São mais de 200 doenças infecciosas transmitidas dos animais aos seres humanos, como leptospirose, toxoplasmose e raiva Dia 6 de julho é Dia Mundial das...

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros...

Descobertas em Amarna e Palestina

Vamos falar das descobertas arqueológicas que esclarecem os trechos incompreensíveis do Antigo Testamento, conforme relatado pelo doutor Padre Raymond E. Brown, no livro "Recent...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.