Cursos online refletem sobre representações visuais afro-atlânticas, arte indígena, mulheres artistas brasileiras e tecnologia
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – apresenta, em setembro de 2023, sete novos cursos online de Estudos críticos organizados pelo MASP Escola. São eles: Mulheres artistas: dinâmicas de gênero no modernismo brasileiro, com Marina Mazze Cerchiaro, de 4 de setembro a 16 de outubro; Artes indígenas nos museus brasileiros: tensões e negociações, com Ivair Reinaldim, de 5 de setembro a 3 de outubro; Tecnologia na arte: da digitalização à inteligência artificial, com Thiago Carrapatoso, de 5 de setembro a 3 de outubro; Arte Indígena Contemporânea (AIC): artistas e coletivos em catálogos de exposições, com Trudruá Dorrico, de 7 a 28 de setembro; Dissidência sexual e de gênero no Brasil Colônia, com Amara Moira, de 11 a 27 de setembro; Autobiografias e cultura visual no mundo afro-atlântico, com Rafael Domingos Oliveira, de 11 de setembro a 4 de outubro e Corpos e o Arquivo: institucionalização e crítica das representações, com Vivian Braga dos Santos, de 29 de setembro a 27 de outubro.
Com formato intensivo, o módulo de Estudos críticos tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano. Inscrições e informações detalhadas sobre cada curso em http://www.masp.org.br/escola .
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]