No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Mapa digital da cidade conta com informações mais completas sobre meio ambiente

Novas informações referentes ao patrimônio ambiental da cidade são adicionadas ao Mapa Digital de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo concluiu a inserção do CADPARCS – banco de dados georreferenciado onde todos os parques e unidades de conservação federais, estaduais ou municipais presentes na cidade são cadastrados –, no portal GeoSampa, que, seguindo as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reúne dados geográficos do município. Agora, o mapa digital da cidade conta com informações mais completas sobre meio ambiente.

O CADPARCS é inspirado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O geógrafo e diretor da Divisão de Patrimônio Ambiental (DPA) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Martins, comentou a utilidade pública dessa iniciativa: “Agora, o munícipe pode acompanhar os perímetros oficiais dos parques e unidades de conservação federais, estaduais ou municipais, bem como seu status de implantação e outros dados como metragem, órgão gestor e diploma legal de criação”.

Além disso, essa novidade também facilita a atuação do poder público, como de secretarias municipais e subprefeituras, já que atualmente esses dados estão disponíveis de forma online e atualizada, o que auxilia no planejamento de ações e projetPortal GeoSampa

Sobre o GeoSampa

Mapa digital – O GeoSampa é o portal de mapas oficial da Cidade de São Paulo e reflete a infraestrutura municipal de dados geográficos da capital. A plataforma traz mais de 240 tipos de informação, tais como fotos aéreas, equipamentos públicos, rede de transporte, sistema viário, dados ambientais, zoneamento, patrimônio histórico entre outras. Trata-se da maior coletânea de dados geoespaciais sobre a cidade.

O GeoSampa é mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) com apoio de diversas pastas, entre elas a Fazenda. Sua gestão é feita pela Coordenadoria de Produção e Análise da Informação – GEOINFO e conta com o desenvolvimento da Prodam – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui