No menu items!
27 C
São Paulo
quarta-feira, 31 dezembro, 2025

Mais de 400 propriedades de agricultura orgânica receberam apoio da Prefeitura em agosto

Ação oferece atendimento estratégico aos agricultores para o fortalecimento de sua atividade agrícola

Em agosto de 2025, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do programa Sampa+Rural, realizou 448 atendimentos a propriedades de produção agroecológica (agricultura com foco em sustentabilidade ambiental) na cidade de São Paulo. Nesse mês, 51 novos locais passaram a receber os serviços oferecidos pelo programa.

De janeiro a agosto, o projeto efetuou mais de 2,4 mil visitas técnicas. Entre elas, 1.529 na região da zona sul. A ação faz parte da política de fortalecimento da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo e oferece assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares do município. A iniciativa visa expandir o acesso a tecnologias sustentáveis, como bio insumos, adubação de solo com insumos secos e entre outros recursos.

Entre os serviços realizados durante os atendimentos estão:

Visitas técnicas dos peritos do programa;

Uso de maquinários, como tobatas, tratoritos e triturador de poda;

Entrega de insumos, como corretivos de solo, adubação verde e bioinsumos demonstrativos;

Análise de solo, análise de potabilidade de água e outras análises laboratoriais de acordo com a complexidade do local de agricultura;

Orientação para a transição agroecológica e certificação orgânica;

Apoio à regularização documental;

Entregas de mudas;

Construção de Planos Regenerativos para estruturação de longo prazo dos locais de agricultura.

O trabalho realizado pelos técnicos e especialistas do programa não utiliza o uso de defensivos biológicos. Além disso, a equipe do Sampa+Rural recomenda que as propriedades que utilizam defensivos convencionais a testarem as tecnologias sustentáveis para transição agroecológica.

Como ser atendido

O programa Sampa+Rural conta com três CAEs localizadas nas zonas sul, leste e norte, oferecendo atendimento especializado aos agricultores paulistanos. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Para ser atendido, o produtor pode visitar a CAE mais próxima de sua propriedade, ou enviar uma mensagem por meio da plataforma Sampa+Rural, disponível aqui. Confira os endereços:

Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul

Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 – Jardim dos Álamos – Parelheiros (dentro da subprefeitura de Parelheiros)


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Comprometida com mobilidade sustentável, SPTrans apresenta sua nova identidade visual

Marca revisada celebra 30 anos da empresa e reflete investimentos em tecnologias limpas, como ônibus elétricos, e novos serviços de mobilidade A SPTrans, que em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.