No menu items!
26.9 C
São Paulo
quarta-feira, 3 setembro, 2025

Mais de 2.300 pneus são retirados do Rio Tietê, em processo de desassoreamento

De acordo com o Governo do Estado, “os serviços têm o objetivo de minimizar o impacto das chuvas, combater as enchentes e revitalizar o curso d’água”. Entre 2019 e abril de 2021, foram removidos 959 mil m³ de areia, argila, terra e materiais não inertes, além de lixo flutuante, como garrafas plásticas, bolas, sacolas e outras coisas


Enquanto o Governo de São Paulo segue com os trabalhos de despoluição do Rio Pinheiros, outro rio também é acompanhado por obras ambientais.

Segundo o Governo, desde 2019, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) já retirou mais de 2.300 pneus do Rio Tietê, o que equivale a 502 carros.

Cerca de 41 km do Rio Tietê passam por desassoreamento em dois trechos: da Barragem Edgard de Souza ao Cebolão, (16,5 quilômetros), englobando os municípios de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba e Osasco; e do Cebolão à Barragem da Penha (24,5 quilômetros), na capital paulista.

De acordo com o Governo do Estado, “os serviços têm o objetivo de minimizar o impacto das chuvas, combater as enchentes e revitalizar o curso d’água”.

Entre 2019 e abril de 2021, foram removidos 959 mil m³ de areia, argila, terra e materiais não inertes, além de lixo flutuante, como garrafas plásticas, bolas, sacolas e outras coisas.

“O descarte irregular de lixo e entulho à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e poluí os cursos d´água. Por isso, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente”, explica o Governo estadual.

Para fazer o desassoreamento, são utilizadas escavadeiras apoiadas em plataformas flutuantes. Depois de retirados, os resíduos passam por um tempo de 3 a 5 dias de secagem. Depois, o material é separado e segue para aterros sanitários.

“O principal benefício de um serviço de desassoreamento é restituir a seção hidráulica do rio e consequentemente a sua capacidade de escoamento, diminuindo a possibilidade de extravasamento e inundações no entorno e aumentando a qualidade de vida da população lindeira”, afirma o Governo de SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

FOTO: Governo SP

- Patrocinado -

Últimas

O peso do excesso de informação: como proteger a saúde mental na era digital

Psiquiatra alerta sobre os impactos da sobrecarga de notícias...

Polícia Civil de SP deflagra operação para desarticular quadrilha especializada em roubos a farmácias

Grupo tinha como alvo remédios de emagrecimento A Polícia Civil...

ADE SAMPA fortalece micro e pequenos empreendedores da capital paulista

Agência de Desenvolvimento aposta em atendimento personalizado, espaços colaborativos...

O peso do excesso de informação: como proteger a saúde mental na era digital

Psiquiatra alerta sobre os impactos da sobrecarga de notícias e redes sociais no bem-estar emocional e dá dicas práticas para lidar com o excesso...

Polícia Civil de SP deflagra operação para desarticular quadrilha especializada em roubos a farmácias

Grupo tinha como alvo remédios de emagrecimento A Polícia Civil deflagrou, na terça-feira (26), uma operação para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão na...

ADE SAMPA fortalece micro e pequenos empreendedores da capital paulista

Agência de Desenvolvimento aposta em atendimento personalizado, espaços colaborativos e acesso ao crédito para impulsionar pequenos e microempreendedores São Paulo vem se tornando uma cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.