No menu items!
18 C
São Paulo
sábado, 23 novembro, 2024

Mais de 2.300 pneus são retirados do Rio Tietê, em processo de desassoreamento

De acordo com o Governo do Estado, “os serviços têm o objetivo de minimizar o impacto das chuvas, combater as enchentes e revitalizar o curso d’água”. Entre 2019 e abril de 2021, foram removidos 959 mil m³ de areia, argila, terra e materiais não inertes, além de lixo flutuante, como garrafas plásticas, bolas, sacolas e outras coisas


Enquanto o Governo de São Paulo segue com os trabalhos de despoluição do Rio Pinheiros, outro rio também é acompanhado por obras ambientais.

Segundo o Governo, desde 2019, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) já retirou mais de 2.300 pneus do Rio Tietê, o que equivale a 502 carros.

Cerca de 41 km do Rio Tietê passam por desassoreamento em dois trechos: da Barragem Edgard de Souza ao Cebolão, (16,5 quilômetros), englobando os municípios de Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba e Osasco; e do Cebolão à Barragem da Penha (24,5 quilômetros), na capital paulista.

De acordo com o Governo do Estado, “os serviços têm o objetivo de minimizar o impacto das chuvas, combater as enchentes e revitalizar o curso d’água”.

Entre 2019 e abril de 2021, foram removidos 959 mil m³ de areia, argila, terra e materiais não inertes, além de lixo flutuante, como garrafas plásticas, bolas, sacolas e outras coisas.

“O descarte irregular de lixo e entulho à beira dos rios e córregos provoca transbordamentos e poluí os cursos d´água. Por isso, a participação da população na destinação correta de resíduos sólidos é fundamental para o bem-estar de todos e para a revitalização do meio ambiente”, explica o Governo estadual.

Para fazer o desassoreamento, são utilizadas escavadeiras apoiadas em plataformas flutuantes. Depois de retirados, os resíduos passam por um tempo de 3 a 5 dias de secagem. Depois, o material é separado e segue para aterros sanitários.

“O principal benefício de um serviço de desassoreamento é restituir a seção hidráulica do rio e consequentemente a sua capacidade de escoamento, diminuindo a possibilidade de extravasamento e inundações no entorno e aumentando a qualidade de vida da população lindeira”, afirma o Governo de SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

FOTO: Governo SP

- Patrocinado -

Últimas

Três em cada cinco crianças vulneráveis não estão matriculadas em creches

Cerca de 2,6 milhões ainda estão fora da educação infantil Três em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil não estão matriculadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui