No menu items!
19 C
São Paulo
sexta-feira, 21 novembro, 2025

Mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas

Tema é discutido no Congresso Brasileiro de Reumatologia em Goiânia

Depois de sofrer com muitas dores e até receber diagnóstico incorreto, a jornalista Mariana Felipe de Oliveira, de 29 anos, finalmente descobriu, no início deste ano, a doença que a afligia: espondilite anquilosante. De nome estranho, a doença é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (localizadas na região das nádegas).

“Eu não tive limitações graves porque eu descobri muito no início. Quando eu comecei a sentir as dores eu fui ao ortopedista, que não me deu o diagnóstico correto. Depois, por outro médico, eu descobri que poderia ser uma doença autoimune por conta de uma inflamação na sacroilíaca, que é uma articulação perto do cóccix.”, disse à Agência Brasil.

Como sintoma de sua doença, Mariana sente uma dor muito forte na lombar, que costuma piorar quando ela está em repouso. A doença é apenas uma dos mais de 100 tipos existentes de doenças reumáticas, que atingem mais de 15 milhões de brasileiros, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia. As doenças reumáticas acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas dessas doenças também podem comprometer outras partes do corpo humano como rins, coração e pulmão.

“Doenças reumáticas são doenças autoimunes, aquelas patologias em que o próprio organismo se incompatibiliza ou não reconhece suas próprias células”, explicou Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia. “Normalmente o anticorpo é para você combater vírus, bactérias e fungos. Mas se você tem essa briga [com o próprio organismo], você tem um processo inflamatório. Qualquer que seja o órgão, independente dessa reação, ele tem uma lesão maior ou menor de intensidade, conforme essa resposta”.

Segundo o reumatologista Nilzio Antonio da Silva, as pessoas costumam procurar o médico reumatologista só quando sentem dores. “Na maioria das vezes, a pessoa recorre ao reumatologista com dor no aparelho locomotor, ou seja, dor na articulação, dor muscular ou dor na coluna”, disse. “Quanto antes a gente diagnostica, antes a gente intervém e muda a evolução da doença. Por isso, tendo algum sintoma do músculo esquelético, é importante procurar um reumatologista”, finaliza o reumatologista José Eduardo Martinez. Fonte: Agência Brasil.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Especialista da USP explica como o vínculo entre tutores e cães pode moldar comportamentos

Semelhanças de personalidade entre humanos e pets ajudam a...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento,...

Especialista da USP explica como o vínculo entre tutores e cães pode moldar comportamentos

Semelhanças de personalidade entre humanos e pets ajudam a fortalecer vínculos, mas também podem gerar conflitos na rotina Mais do que companheiros, os cães podem...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C Um dos temas centrais...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento, reforçando a vigilância ativa e o protagonismo desses profissionais O Brasil acaba de lançar uma cartilha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.