No menu items!
23.1 C
São Paulo
segunda-feira, 16 junho, 2025

Maior tatuzão da América Latina conclui primeira fase de escavação na expansão da Linha 2-Verde do Metrô

Tuneladora chegou ao último canteiro de obras da primeira fase e agora será preparado para iniciar a segunda etapa a partir de Penha

O maior Tatuzão da América Latina concluiu na sexta-feira (30) a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi Gianini, que é o último destino antes da estação Vila Prudente. Com a chegada a este poço, o Tatuzão concluiu o trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos que compreendem as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.

Ao longo desse percurso final, foram escavados 332 metros, com 35 mil m³ de terra retirada, e 291 anéis de concreto instalados desde a Estação Orfanato, onde a tuneladora iniciou a última etapa em 24 de abril. Desde o início da escavação no canteiro em novembro de 2023 no Complexo Rapadura, a tuneladora conectou quatro estações e cinco poços de ventilação (VSE), retirando 394 mil m³ de terra e posicionando 2.456 anéis de concreto em 3,7 km de túneis escavados.

Agora a máquina será desmontada em até 180 dias e levada para o canteiro de obras da estação Penha, onde vai iniciar a segunda fase, escavando os túneis até o Complexo Rapadura. Durante o processo de desmontagem, feito no próprio poço Falchi Gianini, as peças serão removidas, içadas para a área da superfície e transportadas através de carretas para o próximo destino.

A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e tem a previsão de abertura em 2027. Já a segunda vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.

Ampliação da Linha 2-Verde

Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha (Linha 3-Vermelha).

A ampliação também possibilitará a conexão com outras 3 linhas do sistema metroferroviário. A estação Penha contará com a transferência para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, enquanto a estação Anália Franco será conectada com a futura Linha 16-Violeta.

Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho completa 10 anos com 12 mil pacientes oncológicos atendidos

Hospital é a única unidade pública municipal de referência no tratamento de câncer, garantindo assistência de alta complexidade Inaugurado em 10 de junho de 2015,...

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes são submetidos à situação de trabalho no Brasil

ChildFund Brasil atua na proteção de crianças, jovens e adolescentes e conduz iniciativas que incentivam o desenvolvimento integral e previnem o trabalho infantil Entre os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.