No menu items!
22.9 C
São Paulo
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Linha Uni planta mais de 20 mil mudas de árvores em projeto de restauração florestal

Concessionária realiza manutenções periódicas no reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica


Existem grandes desafios em um projeto metroferroviário para amenizar o impacto ambiental causado por atividades que exigem a remoção de vegetação. A Linha Uni, concessionária responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô, idealizou o Projeto de Restauração Florestal com o intuito de estabelecer melhorias contínuas e trazer soluções e benefícios, não somente ao meio ambiente, mas também à população brasileira.

A Concessionária Linha Uni já concluiu o plantio de 19.136 mudas, referentes ao primeiro Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA nº 20.389/2021), e 2.200 mudas, ligadas ao segundo e terceiro TCRAs (nº 23.500/2022 e nº 64.386/2022), respectivamente. Os plantios foram executados entre outubro de 2021 e novembro de 2022.

A ação promove suporte à fauna nativa, redução de processos erosivos, aportes de sedimentos à bacia do Rio Jaguari, localizado no Estado de São Paulo, e recuperação dos processos ecológicos responsáveis pela reconstrução gradual dos ecossistemas, que necessitam de ampla diversidade de espécies nativas regionais.

“Cuidar da parte ambiental é de suma importância em qualquer empreendimento que gere impactos. A maior obra de infraestrutura da América Latina vai transformar a vida de milhares de pessoas e, junto a isso, queremos promover uma comunidade mais verde, não apenas atender aos requisitos legais, mas também para cuidar do local onde vivemos, com a adoção de medidas mitigadoras e de melhorias no ambiente local”, comenta Natália Marques, Gerente de QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – da Linha Uni.

No momento, a concessionária realiza manutenções periódicas dos plantios. As espécies de plantas escolhidas são nativas da Mata Atlântica, como pitanga, tamboril, ipê, figueira, jatobá entre outras. Todo o plantio da Linha Uni é realizado em Áreas de Preservação Permanente (APP) que contribuem para manutenção e suporte à hidrografia regional.

O Projeto de Restauração Florestal da Linha Uni também deverá compor o paisagismo da Linha 6 com mudas nativas da Mata Atlântica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A importância do Cobre na perspectiva da Economia Verde

A Economia Verde, de acordo com os pesquisadores Tilman Altenburg e Claudia Assmann, pode ser definida como um conjunto de medidas destinadas a acelerar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui