No menu items!
12.3 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

ARTIGO | Leite humano é o alimento padrão ouro aos bebês e a sua doação pode salvar vidas

Neste mês, é celebrado o Agosto Dourado para promover a importância da amamentação aos bebês. O leite humano é recomendado até os dois anos de idade ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida para o desenvolvimento saudável do bebê, já que é a principal e mais completa fonte de alimento. O Ministério da Saúde estima que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis.

O aleitamento materno é uma prática importante para a criança, para a mãe e a sociedade em geral e deve ser sempre incentivado e protegido. O leite humano fornece os nutrientes e anticorpos, favorece a relação afetiva mãe-filho e o desenvolvimento da criança, do ponto de vista cognitivo e psicomotor que auxilia no crescimento e na proteção contra doenças diversas, como infecções, alergias, diarreias e doenças respiratórias a curto, médio e a longo prazo. A amamentação está associada a um menor risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas na vida adulta, como diabetes tipo 1 e obesidade.

Sem incentivo e ações concretas, fica muito difícil para as mulheres continuarem a amamentar após o fim da licença maternidade, devido à falta de locais adequados para a amamentação, retirada e armazenamento do leite durante a jornada de trabalho. Espaços adequados nas empresas e instituições, além de campanhas informativas e profissionais qualificados nas instituições, são fundamentais.

Os Bancos de Leite Humano presentes em todo o país são fundamentais para o apoio e auxílio à amamentação. No Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) também temos um Banco de Leite Humano, em funcionamento há mais de 50 anos.

As lactantes que desejam fazer doações ao Banco de Leite Humano do HPSE devem atender a alguns critérios, fazer uma entrevista e exames laboratoriais de sangue para garantir a segurança do processo. Após a doação, o leite passa por um processo de pasteurização na própria instituição, com rigoroso controle de qualidade e segue para armazenamento.

O leite humano é um alimento completo aos bebês e a sua doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, especialmente dos prematuros. Cada gota vale muito.

*Dr. Walter Nelson Cardo Junior é pediatra neonatologista e coordenador do Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE)


- Patrocinado -

Últimas

Número de acidentes cresce nas estradas federais durante férias escolares

País carece de políticas públicas de amparo às vítimas...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Número de acidentes cresce nas estradas federais durante férias escolares

País carece de políticas públicas de amparo às vítimas de trânsito As férias escolares de julho fazem com que o fluxo de carros aumente nas...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.