No menu items!
20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 julho, 2024

Kombosa Cultural oferece leitura, teatro e música para pessoas em situação de rua

Projeto tem como objetivo o fortalecimento do vínculo e a melhora da interação com a população em vulnerabilidade social


Arte para Assistir! A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), lançou nesta sexta-feira (10) o projeto “Kombosa Cultural”, que leva leitura, teatro, música e contação de histórias para pessoas em situação de rua. As intervenções artísticas serão coordenadas por arte educadores, pedagogos, psicólogos e agentes sociais do Ampara SP, programa lançado em abril como complemento à abordagem social à população em situação de rua.

O propósito com as atividades, que serão ofertadas pela Kombosa Cultural itinerante, é também assegurar ambientes interativos e leves para que os atendentes do Ampara SP possam ampliar a abordagem humanizada e os encaminhamentos para os serviços da rede socioassistencial.

Adaptada pelo Instituto Claret Solidariedade e Desenvolvimento, através da parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Kombosa Cultural guarda uma minibiblioteca com livros infantis e de adultos e está equipada com brinquedos, instrumentos musicais, aparelhos de som e TV para permitir a atuação de arte educadores em espetáculos de teatro, fantoches, música, dança, rodas de conversas e de contação de histórias.

O veículo é equipado ainda com um palco e toldos, além de um estoque de maquiagens, perucas, roupas e fantasias. Também serão desenvolvidas atividades com jogos de encaixe, monta-monta, jogos de palitos, tampinhas de garrafas, palitos de sorvete, pincel, guache, bucha de lavar louça, papel Kraft, papel crepom e diversos outros jogos e ações artesanais.

“Nós temos buscado sempre novos instrumentos nos processos de abordagem social que sejam eficazes, que dialoguem com as necessidades das pessoas que estão em situação de rua, sejam elas, adultos, crianças, jovens ou idosos. A Kombosa Cultural chega com esse propósito. Além da abordagem feita por equipes tecnicamente multifacetadas, formadas pelo Ampara, temos em um só espaço, a possibilidade de transportar a pessoa por diversos lugares, seja através da música, do livro ou de um filme. Tudo isso acontecendo dentro de uma Kombi. Acredito que onde houver um tempo para a cultura, haverá também um tempo para o resgate de sonhos”, afirmou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil

Separar corretamente os resíduos é fundamental para o descarte correto A gestão de resíduos sólidos é um dos desafios mais urgentes da sociedade moderna. A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui