No menu items!
20.9 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Justiça Eleitoral paulista possibilitou voto em locais de difícil acesso

Seções eleitorais foram instaladas em comunidades quilombolas e caiçaras

Uma parcela do eleitorado do estado de São Paulo que antes percorria muitos quilômetros para votar, fez suas escolhas com mais comodidade no domingo (6). Moradores de comunidades quilombolas e caiçaras votaram em seções eleitorais instaladas próximas às suas residências pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Um desses eleitores é Antonio Jorge, residente no quilombo Pedro Cubas, em Eldorado. A 148ª ZE — Eldorado organiza as eleições no local, onde desde 2022 foi instalada a seção 63. Antes, os moradores tinham que se deslocar cerca de dez quilômetros até o local de votação mais próximo.

Agora, Antonio percorre apenas 200 metros para votar e, aos 79 anos, votou de manhã. “A urna ter chegado aqui foi um sucesso para a nossa comunidade. Enquanto eu tiver condições físicas, vou exercer meu direito de cidadania”, afirmou. Outro quilombo em Eldorado que se tornou local de votação é Ivaporunduva, que recebeu o eleitorado pela primeira vez este ano.

Essas comunidades foram atendidas pelo Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP, que facilita o acesso ao voto de pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como quilombos, aldeias indígenas, comunidades caiçaras e assentamentos rurais.

Outras comunidades atendidas pelo programa ficam na Ilhabela, litoral norte do estado, nas praias do Bonete e Castelhanos. As seções eleitorais foram instaladas nessas comunidades em 2022, e essa foi a primeira vez que os moradores puderam escolher vereadores e prefeitos sem se deslocar para o outro lado da ilha. “Antes, dependíamos das condições climáticas, e o mais seguro era ir para o local de votação antes do dia da eleição”, conta Patrícia Rubia, moradora de Bonete.

Com o clima em constante mudança e deslocamento complexo, as urnas foram enviadas na sexta-feira (4). A de Bonete foi transportada por helicóptero e a de Castelhanos em veículo 4 x 4 da Polícia Ambiental. A transmissão dos votos foi feita via tecnologia JE-Connect, desenvolvida pela Justiça Eleitoral.

Outro local desafiador em termos de logística é a seção eleitoral da Escola Rural do Bairro de Onça, na Serra da Bocaina, em Bananal. Lá votam 103 eleitoras e eleitores. Raquel Neves, chefe do cartório de Bananal, conta que o acesso é complicado e a urna é transportada em caixa especial. “Carro comum não sobe. A urna é transportada em carro 4 x 4 da Polícia Ambiental”, afirma Raquel.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.