No menu items!
20.2 C
São Paulo
segunda-feira, 28 abril, 2025

Inverno espalha conjuntivite viral

Na estação a imunidade cai e a circulação dos vírus aumenta, colocando nossos olhos em risco.

O frio é um ambiente propício para a reprodução de diferentes cepas de vírus. Uma delas, o adenovírus, aumenta os casos de resfriado e conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste as pálpebras e a esclera, parte branca dos olhos.

O aumento da poluição no inverno predispõe ao olho seco, uma disfunção na quantidade ou qualidade da lágrima que tem a função de proteger os olhos. “Sem esta barreira contra as agressões externas, o vírus chega aos olhos por meio do ar, água, contato com secreção de uma pessoa resfriada ou da mão com os olhos após tocar em um objeto contaminado”, explica Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier.

A transmissão se dá pelo contato com a secreção dos olhos ou das superfícies tocadas pela pessoa contaminada. A doença tem sintomas como dor nos olhos, queimação, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. Ainda pode apresentar uma secreção viscosa e palpebral pálpebras inchadas. Pessoas com imunidade baixa podem ter sintomas de resfriado também.

O diagnóstico precisa ser feito por um médico, que indicará o melhor tratamento.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.