No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Inventário arbóreo da Prefeitura identifica 673 espécies de árvores nativas na cidade de São Paulo

Levantamento vai além do registro e orienta também como fazer o plantio correto no município

Um levantamento feito pelo Herbário Municipal, da Prefeitura de São Paulo, catalogou 673 espécies arbóreas nativas na cidade em 2024. O estudo foi divulgado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) acaba de identificar o número de espécies arbóreas nativas da cidade.

“Esse dado revela que o município de São Paulo possui uma diversidade altíssima de árvores. Para termos uma ideia, podem ser encontradas no território paulistano cerca de um terço das espécies arbóreas nativas do estado de São Paulo”, afirma o biólogo Eduardo Hortal Pereira Barretto, coordenador do Herbário Municipal e responsável por essa atualização.

O inventário foi construído a partir do levantamento dos registros de coletas botânicas existentes nos ambientes naturais do município de São Paulo. As plantas, após serem coletadas, prensadas, identificadas e fixadas em cartolinas (chamadas assim de exsicatas), são acondicionadas no acervo dos herbários, representando a documentação da flora de determinada região.

Das 673 espécies de árvores, 54 encontram-se ameaçadas de extinção em diferentes níveis, sendo: extinta, criticamente em perigo, em perigo, vulnerável segundo a classificação das listas oficiais do estado de São Paulo e do Brasil.

“A importância da lista vai além do registro e orienta também o plantio correto no município. Historicamente, o uso indiscriminado de espécies exóticas traz um risco inerente de aumento da ocorrência de espécies invasoras, uma vez que outras podem vir a se tornar problemáticas. Elas competem com as nativas a ponto de se sobrepor nos ambientes naturais, causando perda de diversidade”, afirma a engenheira florestal do Herbário Municipal, Luara Granato.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui