No menu items!
19.2 C
São Paulo
terça-feira, 21 maio, 2024

IntegraTietê: site dá transparência aos esforços de recuperação do maior rio de SP

Página apresenta dados, metas e indicadores, como a medição da qualidade da água


Desde sexta-feira (22), quando se comemora o Dia do Tietê, a população pode acompanhar as ações, progressos, metas e indicadores relativos ao rio mais importante de São Paulo, tudo isso sem sair de casa e na palma da mão. Lançado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o site do IntegraTietê, uma plataforma moderna e com interface intuitiva, tem por objetivo informar e dar transparência ao andamento do programa.

A navegação, bem simples e direta, permite acesso aos dados, como indicadores de desassoreamento, intervenções de saneamento com ligação de redes coletoras de esgoto a estações, até 2026, e, sobretudo, de medição da qualidade da água do rio – de forma trimestral. Neste caso, a página apresenta a série histórica – desde 2010 – medida a partir do DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), assim como a nova metodologia de medição.

Outro ponto de destaque é a adoção de um novo indicador da qualidade da água do rio. O monitoramento passa a seguir um método mais transparente, seguro e preciso, com cálculo em tempo real: o COT (Carbono Orgânico Total). Agora, a medição ocorrerá em duas frentes – quantidade de carga orgânica gerada na bacia do Tietê – medida no ponto de saída (Reservatório Edgard Souza) e a concentração de COT nos afluentes da bacia do Tietê – incluindo o Rio Pinheiros. A partir do próximo ano, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) passa a ter 30 pontos de medição contra os atuais doze. O COT tem utilização referendada internacionalmente e está associado a projetos de despoluição de rios de vários países.

“Criar um site que integre todas as ações é avançar no tratamento que o Tietê merece. Os dados estão ali, com toda a transparência, e podem ser acompanhados por qualquer pessoa. Com isso, o programa IntegraTietê avança, ainda mais, na capacidade de diálogo com a sociedade”, avalia a secretária Natália Resende.

Em março deste ano, o Governo de SP lançou o IntegraTietê, iniciativa que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do maior rio do Estado. A previsão é que, até 2026, sejam investidos R$ 5,6 bilhões na ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, gestão de pôlderes, melhorias no monitoramento da qualidade da água, recuperação de fauna e flora, entre outras medidas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia...

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa é atender 3 mil passageiros por dia com os dois barcos O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU Campo Limpo ganhará a extensão da Etec Carolina Carinhato Sampaio, com o curso de Recursos...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial da África Divulgação foto André Frutuôso Entre os dias 22 e 26 de maio, acontece o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui