Criado para hospitais públicos ou que têm atendimento pelo SUS, projeto atende até 300 crianças por instituição e percorrerá mais cidades do País até novembro
O Projeto Laboratório Encantado chega ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, na cidade de São Paulo, até 20 de setembro, e seguirá para outras instituições em João Pessoa, Manaus e Porto Alegre. Esta é a segunda edição da iniciativa criada pela empresa Mina Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RaiaDrogasil e Air Liquide, e planos de expansão para outros hospitais do País. A edição anterior, em 2023, alcançou cerca de 2 mil crianças em hospitais de cidades diferentes.
“O projeto atende uma população que nem sempre tem acesso a atividade cultural. A maioria dessas crianças internadas assiste a uma peça teatral com atores profissionais pela primeira vez, e durante as oficinas são estimuladas à criatividade, cognição e leitura, o que pode contribuir para a abertura de outro universo”, afirma Maysa Lepique, produtora executiva da Mina Cultural.
O projeto fica cinco dias em cada instituição com o tema ciência conduzindo as atividades. Entre elas, o espetáculo teatral, que mostra um laboratório de ciências em local mágico, é encenado diariamente pela Companhia Pia Fraus de Teatro, conhecida por acumular prêmios no Brasil e exterior.
Já no ciclo de oficinas criativas as crianças são estimuladas a confeccionar dinossauros articulados, varal com sistema solar, teatro de sombras com animais marinhos, entre outras curiosidades. Dois carrinhos cenográficos circulam em áreas da pediatria indicadas pelo hospital. A música faz parte das intervenções e pode ser a protagonista quando a criança não tiver condição de interagir, como acontece em Centros de Terapia Intensiva.
O projeto deixa para cada criança o Kit Ciência, contendo uma mochila com o livro “Laboratório Encantado”, produzido para a ação pela Editora Evoluir e os materiais para prolongar os aprendizados das oficinas, após receberem alta ou mesmo permanecendo em ambiente hospitalar.
Na sequência a São Paulo, o projeto seguirá para o Hospital Infantil Arlinda Marques (João Pessoa), Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Manaus) e Hospital da Criança Santo Antônio (Porto Alegre).
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]