No menu items!
17.2 C
São Paulo
sábado, 20 abril, 2024

Instituto Butantan continua pesquisa em município de SP para saber a duração dos anticorpos contra a Covid-19 após a vacinação em massa

Com o projeto S na cidade de Serrana, o Instituto Butantan descobriu que se 75% da população estiver vacinada, a pandemia fica em relativo controle. Atualmente, as amostras positivas de testes estão sendo sequenciadas por pesquisadores para saber se há mutações ou novas cepas do coronavírus na região


Depois de realizar um estudo clínico na cidade paulista de Serrana, com toda a população adulta, para comprovar a efetividade da vacina Coronavac, o Instituto Butantan vai realizar uma nova pesquisa para esclarecer o tempo de duração dos anticorpos.

Essa pesquisa vai durar cerca de um ano com avaliação coletiva da população, tantos dos vacinados quanto dos não vacinados.

Agora, o Instituto Butantan quer descobrir se a imunização contra a Covid-19 terá de ser feita anualmente, como acontece com a gripe.

“A pandemia tem um comportamento cíclico, então é necessário comparar com outros municípios para entender se os eventos são aleatórios ou se ocorreram devido à vacinação em Serrana”, explica o investigador principal do Projeto S e diretor do Hospital Estadual de Serrana, Marcos Borges.

Atualmente, as amostras positivas de testes estão sendo sequenciadas por pesquisadores para saber se há mutações ou novas cepas do coronavírus na região. Por enquanto, não foi observado novas mutações na pesquisa.

Com o projeto S em Serrana, o Instituto Butantan descobriu que se 75% da população estiver vacinada, a pandemia fica em relativo controle.

“O número depende de fatores populacionais, mas conseguimos chegar a uma referência, um ponto de partida para atingirmos o objetivo da imunidade coletiva. É algo que não sabíamos antes”, ressalta o investigador principal da pesquisa, Marcos Borges.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

FOTO: Médico creado por freepik – www.freepik.es

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui