No menu items!
24.6 C
São Paulo
segunda-feira, 3 novembro, 2025

Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar

Observar o selo do Instituto qualificando o produto é essencial

Janeiro chegou, e como em todos os outros anos, a movimentação nas lojas de venda de material escolar aumenta. A procura por livros didáticos, cadernos e outros equipamentos, como lápis, canetas e borrachas, faz os pais e responsáveis irem a busca dos melhores preços e qualidade dos produtos.

Para auxiliar na hora da compra e garantir que os itens adquiridos atendam aos padrões de segurança e qualidade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá dicas essenciais para que os responsáveis evitem problemas.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, orienta que o fundamental é que o consumidor esteja atento para algumas dicas importantes, como observar a presença do selo de certificação do Instituto e as informações descritas nas embalagens dos produtos. A nota fiscal é essencial para comprovar a procedência do material e facilitar eventuais reclamações.

“Orientamos pais e consumidores a verificarem, ao comprar materiais escolares, se os produtos possuem o selo [do Inmetro], se são adequados à faixa etária da criança e se estão sendo adquiridos em estabelecimentos formais, que garantem a procedência desses itens. Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários”, explicou.

Preços

Os preços dos materiais escolares também costumam preocupar por causa do preço. Itens como mochilas e cadernos se destacam pelo valor elevado.

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), o material escolar deve ficar entre 5% e 9% mais caro em 2025. O presidente-executivo da associação, Sidnei Bergamaschi, disse que a elevação nos preços é atribuída a uma combinação de fatores econômicos e logísticos, como a alta tributação, custos de produção e a valorização do dólar.

“Os impostos são um componente importante no peço final do material escolar. Diversos produtos têm até 40% de impostos. Os itens que formam a cesta, quase metade do preço do produto final é imposto”, informou.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Evento pré-COP em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

Com 100 debates distribuídos em sete palcos, evento conecta...

Temperaturas mais frias e chuvas impactam nas doações de sangue

GSH Banco de Sangue de São Paulo faz apelo...

Evento pré-COP em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

Com 100 debates distribuídos em sete palcos, evento conecta dezenas de CEOs, lideranças políticas e institucionais e pesquisadores O Summit Agenda SP + Verde transformará...

Temperaturas mais frias e chuvas impactam nas doações de sangue

GSH Banco de Sangue de São Paulo faz apelo para doação de sangue A frente fria que atinge a região Sudeste tem trazido não apenas...

Com mais de 4,7 mil passageiros em seu primeiro mês, Paulistar amplia opções de lazer no domingo na capital

Programa virou um convite para explorar São Paulo com olhos de turista e coração de morador Há quem diga que domingo é o dia em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.