No menu items!
15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 16 setembro, 2024

Indústria eólica e petroleira anunciam parceria para produção de energia eólica no mar

Parceria visa troca de conhecimentos para produção da energia limpa


Esta semana ficou marcado o importante passo que o Brasil está tomando rumo a sustentabilidade através da energia limpa. O Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Juntamente com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), anunciaram uma parceria de investimentos e pesquisas para colaboração na produção de energia eólica nos mares brasileiros, o chamado energia offshore.

O objetivo da parceria será a troca de conhecimentos de ambas instituições no que diz respeito aos desafios da produção de energia nos mares, visto que a Abeeólica tem todo o conhecimento da geração de energia eólica, mas que o IBP tem todo o conhecimento do “terreno” em questão, tornando a parceria muito promissora.

Além disso, a parceria visa também aprimorar a produção de biometano no país, que poderá substituir o diesel no abastecimento de caminhões e outros veículos pesados. “Existe uma contribuição muito grande na indústria de óleo e gás para expansão da eólica offshore, como na experiência na gestão da infraestrutura portuária e de projetos de maior escala. Os megaprojetos de óleo e gás têm desafios muito parecidos com a eólica offshore”, diz a diretora-executiva corportativa do IBP, Fernanda Delgado.

A produção de biometano no Brasil pode acarretar numa mudança substancial dos produtos oriundos de petróleo fóssil, segundo o Valor Econômico, o Brasil poderá ter uma economia de até 137 bilhões de dólares, caso essa parceria seja concretizada.

A redução da poluição na atmosfera é uma temática mundial, ao qual todos os governos têm as suas respectivas metas, por exemplo: a Alemanha impôs o fim da produção de carros à combustão a partir de 2030 e o fim da circulação dos mesmos a partir de 2050.

O Brasil, que possui petróleo em abundância em suas terras, com o pré-sal, está com a meta de trocar suas prioridades para um futuro mais sustentável, alinhando também com os riscos das mudanças climáticas, ocasionadas pelo aquecimento global. Fonte: XP Investimentos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a...

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando...

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3...

Zona sul recebe novo reforço na saúde com inauguração da UBS Jardim Reimberg

Mais de 27 mil moradores serão beneficiados com a nova unidade No início de setembro, a região sul recebeu mais um importante equipamento de saúde....

Entenda como os helicópteros da PM auxiliam no combate aos incêndios em SP

Aeronaves conseguem operar em áreas de difícil acesso prestando apoio aos Bombeiros As forças de segurança estão empenhadas no combate aos incêndios nas áreas verdes....

Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas

Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3 milhões de itens no Achados e Perdidos são alguns dos números impressionantes desde a primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui