No menu items!
20.8 C
São Paulo
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

Guia para diabético festejar

Escrevi dias atrás um artigo detalhando minha luta e vitória sobre a diabetes tipo 2, ressaltando que era uma vitória temporária, afinal, com a idade, nossos órgãos apresentam problemas.

Cientistas da Universidade de Michigan liderados pela dra. Cecilia Sauter elaboraram um guia para os diabéticos nas festividades, momentos que sempre se mostram um grande desafio para manter níveis saudáveis de açúcar no sangue.

Estamos todos expostos a muito mais alimentos, mais doces, muito mais álcool e estresse do que durante nossas vidas diárias. Para as pessoas com diabetes, pode ser muito difícil porque têm que controlar o tamanho das porções, quando e quanto bebem, também prestar atenção ao estresse e o quanto serão afetados pelos níveis de açúcar.

Diabetes é um distúrbio que produz altos níveis de glicose ou açúcar no sangue que ocorre quando o corpo produz pouca ou quase nenhuma insulina. Quem tem diabetes pode precisar de injeções de insulina, medicamentos e planejamento de refeições e exercícios físicos.

Para enfrentar as dificuldades do diabético em festas, o guia propões sete estratégias de sobrevivência:

  1. Planejamento avançado: ao ser convidado para uma festa, telefone para saber o que eles servirão e planeje-se.
  2. Continue contando carboidratos, pois são eles que realmente afetam o açúcar no sangue. Veja o que quer realmente comer, tenha cuidado com as porções e certifique-se de que a comida está equilibrada.
  3. O fato de que o alimento não tenha açúcar não significa que não contenha carboidratos, tudo vira açúcar dentro do corpo.
  4. Controle os níveis de açúcar no sangue antes de beber álcool, pois ele pode causar baixa de açúcar no sangue. Ou seja, é recomendado comer alimentos que contenham carboidratos, caso vá beber álcool.
  5. Certifique-se de que alguém saiba que você tem diabetes, pois os sintomas de um baixo nível de açúcar no sangue e de intoxicação são bastante semelhantes.
  6. Caminhe após as refeições. É quando a maior parte do açúcar está na corrente sanguínea, e o exercício terá o maior impacto na redução dos níveis de açúcar.
  7. Faça um plano para alívio do estresse. O estresse pode ser um desafio para as pessoas com diabetes, porque pode aumentar o açúcar no sangue. Uma boa opção é ouvir música relaxante.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Descarte irregular de lixo é um grave problema na Capela do Socorro

Um dos principais reflexos do descarte irregular são as...

Viaturas elétricas da GCM da capital evitam emissão de 243 toneladas de CO₂ na atmosfera

Iniciativa, que equivale ao plantio de 10 mil árvores, integra ações municipais de descarbonização, que incluem 1.149 ônibus elétricos e caminhões a biometano As viaturas...

Subprefeitura Pinheiros inicia obras de revitalização da Praça Mycle Alexandre Campos Melo

Local é frequentado por moradores e pacientes da UPA Lapa A Subprefeitura Pinheiros deu início às obras de revitalização das calçadas da Praça Mycle Alexandre...

Descarte irregular de lixo é um grave problema na Capela do Socorro

Um dos principais reflexos do descarte irregular são as enchentes e alagamentos O descarte irregular de lixo continua sendo um dos principais desafios enfrentados na...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.